metropoles.com

Neto de ex-presidente da ditadura é indiciado pela PF por tentar golpe

Indiciado pela PF por tentativa de golpe, Paulo Figueiredo é neto do último presidente da ditadura militar no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Paulo Figueiredo durante comentário na Jovem Pan
1 de 1 Paulo Figueiredo durante comentário na Jovem Pan - Foto: Reprodução

O blogueiro e economista Paulo Renato de Oliveira Figueiredo foi indiciado nesta quinta-feira (21/11) pela Polícia Federal (PF), ao lado de outros 36 pessoas, por tentativa de golpe de Estado em 2022. Ele é neto de João Baptista Figueiredo, que, entre 1979 e 1958, serviu como o último presidente da ditadura militar no Brasil.

Nas redes sociais, Figueiredo se disse “honrado” por ter sido indiciado e disse aguardar “ansiosamente os próximos acontecimentos”.

“Acabei de ver nos jornais que meu nome consta na lista dos indiciados pela Polícia Federal. Sinto-me honrado. Aguardo ansiosamente os próximos acontecimentos”, escreveu o neto do ex-presidente da ditadura no X.

Investigações anteriores da PF apontaram que o blogueiro e ex-comentarista da Jovem Pan atuou na propagação de desinformação, e a incitação para que militares aderissem ao golpe de Estado. Ele teria atuado em um dos seis núcleos da organização, e utilizado seu espaço na mídia para cumprir a missão.

O documento final da investigação possui mais de 800 páginas, e foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes. Da lista de indiciados, 25 deles são militares, seja da ativa ou reserva. 

A PF indica que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve atuação direta na tentativa de golpe, e concluiu que o líder de direita foi responsável por redigir e ajustar a “minuta do ilegal decreto golpista” que seria posto em prática.

Recentemente, a apuração das autoridades mostrou que até mesmo as mortes de Lula, Geraldo Alckmin e Moraes foram planejadas para que o objetivo da organização fosse atingido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?