metropoles.com

Nepotismo? Olavo de Carvalho sugere filhos de Bolsonaro em ministérios

Ele comemorou em entrevista a mudança no comando do Ministério da Educação: “Trocaram um pseudo ‘olavete’ por um verdadeiro”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
TV Globo / Divulgação
olavo e bial
1 de 1 olavo e bial - Foto: TV Globo / Divulgação

O escritor de extrema-direita Olavo de Carvalho, influenciador do presidente Jair Bolsonaro (PSL), disse, em entrevista ao programa Conversa com Bial, da Rede Globo, que o chefe do Palácio do Planalto deveria nomear os filhos – o deputado Eduardo, o vereador Carlos e o senador Flávio – como ministros. As declarações foram veiculadas na madrugada desta quinta-feira (11/4).

Olavo recebeu o apresentador Pedro Bial em Virgínia, nos Estados Unidos. Durante a conversa, ele disse que o desejo não é influenciar a política do cotidiano, mas a longo prazo, “de maneira a influenciar a cultura brasileira daqui a décadas”.

Ao classificar Bolsonaro como “sincero, verdadeiro e patriota que quer resolver os problemas brasileiros”, o escritor disse que o clã deveria assumir cargos na Esplanada dos Ministérios. “Tomara que ponha os três de ministros. São pessoas muito sinceras, muito honestas”, destacou.

A prática de nepotismo é crime. O Decreto Federal nº 7.203 proíbe empregar em cargos públicos parentes e cônjuges na administração pública federal. Uma súmula do Supremo Tribunal Federal (STF), aprovada em 21 de agosto de 2008, impede o nepotismo nos Três Poderes, no âmbito da União, dos estados e municípios.

Após ser questionado sobre a declaração, Olavo remediou: “Caso isso acontecesse, eles deveriam renunciar ao salário”, frisou.

Uso das redes sociais e troca de ministros
O escritor criticou o estilo do presidente de anunciar medidas de governo e criticar opositores pelas redes sociais. Para Olavo, Bolsonaro deveria falar em rede nacional de televisão. “A base fundamental de apoio ao Bolsonaro é o povão que votou nele”, disse.

Ele ainda comemorou a troca de ministro da Educação. Nesta semana, Bolsonaro demitiu Ricardo Vélez Rodríguez e colocou no lugar o economista Abraham Weintraub. “Eles conseguiram trocar um pseudo ‘olavete’ por um verdadeiro ‘olavete'”, destacou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?