metropoles.com

“Nem tudo que está em estudo na Petrobras o Lula sabe”, diz Prates

Lula afirmou não saber sobre proposta do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, de abrir subsidiária da petroleira na Arábia Saudita

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Petrobras/Divulgação
Imagem colorida mostra Jean Paul Prates, presidente da Petrobras - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Jean Paul Prates, presidente da Petrobras - Metrópoles - Foto: Petrobras/Divulgação

Enviada especial a Dubai* – O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou nesta segunda-feira (4/12) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não sabe da proposta de criação de uma subsidiária da petroleira na Arábia Saudita, “porque nem tudo que está em estudo na Petrobras o presidente da República sabe”.

O chefe da estatal afirmou, no último sábado (2/12), que estudava a viabilidade de estabelecer uma subsidiária da petroleira no Golfo, a Petrobras Arábia, em entrevista à Bloomberg. Lula foi questionado pela imprensa, durante visita a Dubai para a COP28, no domingo (3/12) e, surpreso, afirmou não saber desses planos.

Lula ainda disse que “a cabeça do Prates é muito fértil”.

Nesta segunda, Prates foi questionado pela imprensa após evento sobre transição energética no setor de transportes, no Pavilhão do Brasil na COP28, e afirmou que o presidente não é informado de todas as propostas em estudo na Petrobras.

“São níveis diferentes de hierarquia, mas ele tanto sabia que a gente estava falando de investimentos cruzados que discursou um dia antes na Arábia Saudita, falando de investimentos cruzados da Arábia Saudita no Brasil em fertilizantes, que é exatamente isso”, declarou.

O chefe da petroleira afirmou ainda que a eventual criação da subsidiária na Arábia teria como foco o mercado de fertilizantes, e não o de petróleo.

“Não tem nada a ver com petróleo. Não tem absolutamente nenhum sentido imaginar que a gente vai colocar uma empresa aqui para fazer perfuração para explorar petróleo na Arábia Saudita”, frisou Prates.

“Não houve anúncio oficial de nada. O dia que tiver que anunciar uma subsidiária, é o presidente Lula quem vai fazer esse anúncio”.

Petrobras e Opep+

A repercussão da proposta de criar uma filial da Petrobras na Arábia Saudita foi intensificada também porque ocorreu no dia em que o presidente Lula confirmou que o Brasil irá integrar como aliado a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+).

A declaração do petista ocorreu durante a Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP28), e foi considerada um “retrocesso” por ambientalistas. A avaliação é que o discurso do presidente na conferência não se reflete em ações efetivas para a transição energética no Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?