metropoles.com

Nem hatch nem sedã: por que o brasileiro agora só quer SUV?

Pesquisa da Webmotors mostra que mais da metade dos respondentes desejam adquirir um utilitário esportivo este ano 

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Stellantis/Divulgação
capa
1 de 1 capa - Foto: Foto: Stellantis/Divulgação

A pandemia mudou uma série de parâmetros. Entre eles, o modo como usamos o veículo. Muitas pessoas que não tinham carro resolveram adquirir o bem para se deslocar com mais segurança ou para se trabalhar (aplicativos de locomoção urbana e entregas, por exemplo). Quem já tinha um veículo para chamar de seu decidiu trocar para ganhar mais conforto e segurança no seu vaivém. Resultado: esse foi um dos fatores que contribuíram fortemente para a valorização do carro.

A pesquisa de intenção de compra de veículos para 2022 realizada pela Webmotors em parceria com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), de dezembro de 2021, reflete essa realidade. O estudo revelou que mais da metade dos respondentes (51%) desejam adquirir uma SUV (sigla para veículo utilitário esportivo) este ano. 

Trata-se de um modelo que, por ser mais alto e com espaço maior para transportar a família, caiu no gosto do brasileiro, que vê nesse tipo de veículo uma opção mais segura, além de ser hoje sinônimo de status e versatilidade. Os números do mercado corroboram essa tese: conforme relatório da Fenabrave, em 2021, foram emplacados 466 mil SUVs, com uma evolução de quase 18% se comparado com 2020.

O levantamento conjunto de Webmotors e Anfavea mostrou também que consumidores com mais de 46 anos possuem um interesse maior em SUVs (34%) na comparação com outras faixas etárias. Isso ocorre devido ao poder aquisitivo – que tende a ser maior nessa idade – e ao preço do veículo, que costuma ser mais elevado do que os valores de modelos hatch e sedan. 

Normalmente, são pessoas que estão dispostas a pagar mais para ter um conforto maior, assim como itens com mais conectividade a fim de vivenciar uma experiência mais prazerosa ao dirigir.

Com uma enxurrada de modelos dessa categoria invadindo o mercado, é cada vez mais possível acomodar o preço do carro – que ainda é alto se comparado àqueles com mais saída – ao bolso de diferentes perfis de clientes. Os mais baratos podem custar menos de R$ 100 mil. Já os mais caros, para atender os usuários mais exigentes, podem chegar a até 1 milhão.

Oferta maior
O desejo pelas SUVs deve se firmar no mercado com a oferta cada vez maior de modelos e preços oferecidos pelas montadoras. Embora o cenário ainda seja incerto por conta de um conjunto de fatores econômicos, registramos um crescimento de 3% na intenção de compra de um veículo SUV entre aqueles usuários que já têm um carro na pesquisa de intenção de compra de veículos em 2022.

Os apreciadores dos esportivos podem aguardar para este ano o lançamento de modelos de entrada, compactos, médios, elétricos e de luxo. Com a retomada gradativa da produção, mais de vinte novos modelos devem surgir no mercado nos próximos meses. Trata-se de um segmento que está com muitas novidades, cada vez mais disputado e ocupando as vagas de outros carros, como sedans e hatches. Definitivamente, o SUV se tornou mesmo o “queridinho” dos brasileiros (Por Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?