metropoles.com

Natal decreta estado de calamidade após fim de semana de fortes chuvas

O Inmet emitiu alerta vermelho para a 114 cidades do Rio Grande do Norte nesse domingo (3/7), com grau de severidade “grande perigo”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/PRF
prf chuvas em natal
1 de 1 prf chuvas em natal - Foto: Divulgação/PRF

A prefeitura de Natal, capital do Rio Grande do Norte, decretou estado de calamidade pública nesta segunda-feira (4/7), devido aos estragos causados pelas chuvas intensas que caem na região desde o último fim de semana. Em 12 horas, a cidade registrou mais da metade do volume de água esperado para todo o mês de julho.

As tempestades causaram alagamentos em vários pontos da capital, deixando pessoas desabrigadas e moradores desalojados. Segundo a Defesa Civil do estado, três famílias e um idoso foram acolhidos em uma escola municipal — porém, a maior parte dos cidadãos afetados está abrigada em casas de familiares.

carro quase submerso em rua alagada
Carro passando por rua alagada em Natal, capital do RN

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em 96 horas, precipitações acumularam mais de 300 mm em Ponta Negra, bairro costeiro da cidade. A título de comparação, a média de chuva esperada para todo o mês de julho é de 245 mm, conforme estimativa da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn).

O grande volume pluviométrico provocou o transbordamento de lagoas de captação de águas pluviais, crateras abertas, alagamento de imóveis “com perdas de pertences dos moradores” e deslizamento em áreas de encosta. Também foram afetadas redes de drenagem, com registro de queda de árvores e casas interditadas por risco de desabamento.

As secretarias de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e de Educação destinaram três escolas para receber eventuais desabrigados pelo desastre: a Escola Municipal de Santos Reis, na Zona Leste; Francisca Ferreira, em Felipe Camarão; e a Escola de Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte.

Também serão disponibilizados colchões, cestas básicas e material de higiene e limpeza para a população que precisar deixar a moradia.

Situação de emergência

O decreto de situação de calamidade dispensa o município da obrigação de abrir licitação para compra de materiais e contratação de serviços, com o objetivo de reparar danos causados nas áreas afetadas.

Também ficam autorizadas a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre, bem como a relização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade para oferecer assistência à população.

O documento também determina que todos os órgãos municipais estão autorizados a colaborar, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Governo, com as ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

A prefeitura deu início a processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares localizadas em “áreas de risco intensificado de desastre”.

Fenômeno regional

A região Nordeste continuará a sofrer com os efeitos das fortes chuvas provocadas pelo fenômeno Ondas do Leste. Ele consiste em alterações no campo de vento e pressão que atuam na faixa tropical do globo terrestre, resultando no aparecimento de nuvens muito carregadas na costa leste nordestina.

Segundo previsão da Metsul, parceira do Metrópoles, esta segunda-feira será marcada por chuvas fortes e frequentes desde o leste do Rio Grande do Norte até o leste do Sergipe. Também são esperados grandes acúmulos nas capitais Natal, João Pessoa, Recife e Maceió.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?