Nas redes sociais, pastor prega gargarejo milagroso contra o coronavírus
O religioso chegou a publicar um vídeo, que viralizou negativamente. Com a repercussão, a filmagem foi excluída rapidamente
atualizado
Compartilhar notícia
Um pastor do litoral de São Paulo usou as redes sociais para disseminar um vídeo onde ensina seus fiéis a receita contra o novo coronavírus. Waldeir de Oliveira, atuante em Praia Grande, diz que com recebeu a dica de um irmão que mora nos Estados Unidos e garante que um gargarejo é a solução para o coronavírus, com o argumento de que o líquido “fica quatro dias alojado na garganta”. Com a repercussão negativa, o vídeo foi excluído das redes sociais.
Nas imagens, o pastou afirma que, depois que descobriu a mistura de bicarbonato de sódio com limão e água morna, gargareja todos os dias para se manter imune.
“Você vai fazer gargarejo antes de dormir todos os dias, e você não vai pegar o coronavírus, porque ele fica quatro dias alojado na garganta. Faz até acabar a água. Depois você me diga como é o resultado”, comentou, no vídeo.
O religioso alerta que em Israel, país originário da receita, há poucos infectados pela Covid-19. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), Israel tem mais de 16 mil casos confirmados e 200 mortes, ao contrário do que diz o pastor.
Procurado pelo portal G1, Waldeir disse que apagou o vídeo por conselhos de amigos e que a receita é apenas uma dica aos fiéis. “Meu irmão mora nos Estados Unidos há 40 anos. Eu expliquei bem no vídeo, ela não é para curar coronavírus, é para limpar a garganta“, disse.
Apesar da repercussão, o pastou insistiu, durante entrevista, que a mistura aumenta a imunidade. “Só era para ter higiene bucal e não efeito de remédio”, finalizou, com o conselho.