metropoles.com

“Não vejo problema”, diz Alckmin sobre escolha de Pochmann para o IBGE

Anúncio de que economista ligado ao PT Marcio Pochmann comandará o IBGE foi feito nesta quarta-feira pelo ministro da Secom, Paulo Pimenta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius Schmidt/Metropoles
O vice-presidente Geraldo Alckmin
1 de 1 O vice-presidente Geraldo Alckmin - Foto: Vinicius Schmidt/Metropoles

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), disse, nesta quinta-feira (27/7), que “não vê problema” na escolha do economista Marcio Pochmann para presidir o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Durante conversa com jornalistas, no Espírito Santo, Alckmin foi questionado se o nome de Pochmann traz risco à fidedignidade aos dados do IBGE, ao que o vice-presidente negou.

“Não, de jeito nenhum. Economista, economista importante, tem história. Não vejo problema nenhum. Não é da minha área, enfim. Eu conheço, e não vejo nenhum problema”, afirmou.

Nessa quarta-feira (26/7), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta, confirmou que Marcio Pochmann será o novo presidente do órgão. O anúncio foi feito após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na ocasião, Pimenta negou que houvesse “ruídos” quanto à escolha.

Questionada sobre o assunto nesta quinta, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse que soube da escolha de Marcio Pochmann para presidir o IBGE após anúncio do ministro Paulo Pimenta. O IBGE está vinculado à pasta comandada pela ministra.

Segundo ela, em uma reunião recente com o presidente Lula, o nome de Pochmann não foi citado. Ainda de acordo com a ministra, o nome do economista foi anunciado por Pimenta de forma “preliminar”.

“O ministro Pimenta, não sabendo que na reunião que tivemos com o presidente não havíamos citado o nome, anunciou preliminarmente. E já está colocado. O nome será oficializado no momento certo, depois da conversa que teremos na semana que vem com o presidente Lula. Acataremos qualquer nome que venha”, disse.

A jornalistas, Tebet também afirmou que marcará, “quando a agenda permitir”, uma reunião com Pochmann, para conhecê-lo. “Agora, eu sei o nome dele [Pochmann], e terei o maior prazer de atender o pedido do presidente Lula”, declarou Tebet.

Haddad faz elogios a Pochmann

Na quarta, em entrevista ao Metrópoles, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que Pochmann é uma pessoa “disciplinada” e “leal” ao presidente Lula. Segundo o chefe da equipe econômica, o governo não terá problemas em trabalhar com ele.

Entre 2007 e 2012, Marcio Pochmann ocupou a Presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Ele também participou da equipe de transição de governo após as eleições passadas.

Nas eleições de 2012 e 2016, foi canditato do PT à Prefeitura de Campinas. Ele também comandou a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade durante a gestõ de Marta Suplicy (PT), em São Paulo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?