metropoles.com

Não permitir a visita de médicos a Lula é atitude mesquinha, diz PT

Juíza que negou o pedido afirma não haver “indicação de urgência” para a solicitação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
lula
1 de 1 lula - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O PT reagiu à decisão da juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba. A magistrada não permitiu a visita de dois médicos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso na capital paranaense desde o último dia 7 de abril.

Em nota assinada pela presidente nacional do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PR), e pelos líderes da legenda na Câmara, Paulo Pimenta (RS), e no Senado, Lindbergh Farias (RJ), o PT classificou a decisão como uma “atitude mesquinha e cruel” contra Lula.

A defesa do ex-presidente pediu à juíza autorização para a visita dos médicos Rui de Oliveira e Darley Rugeri Wollmann Junior ao petista. Na decisão, a magistrada afirma não haver “indicação de urgência” que justifique a solicitação. De acordo com informação de Lebbos, mesmo assim já houve solicitação de informações à Superintendência da Polícia Federal, a fim de subsidiar a análise judicial acerca do pleito da defesa.

A magistrada negou a possibilidade de Lula receber visitas além de seus advogados, familiares e de uma comissão do Senado. Conforme pontuou Carolina Moura, eventuais novas solicitações devem ser direcionadas à Polícia Federal e somente serão analisadas pela Justiça após comprovação de indeferimento mediante representação processual.

“Não havendo requerimentos, nada a deliberar. As decisões deste Juízo encontram-se fundamentadas e, em caso de inconformidade, são passíveis de impugnação pela via recursal”, anotou a magistrada, em seu despacho.

Na nota, o PT ressalta os 72 anos de Lula e sua rotina de exercícios e exames médicos periódicos após tratamento contra um câncer na garganta, defendendo seu direito à assistência médica “onde quer que se encontre”.

“A decisão da juíza é mais uma arbitrariedade da Lava Jato contra o maior líder popular do País. É mais uma injustiça contra Lula. É uma atitude mesquinha e cruel. É um crime contra a humanidade, que terá repercussão internacional”, diz a nota do partido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?