metropoles.com

“Não me entendo como candidato em 2026”, diz Haddad

Ministro Fernando Haddad, que disputou a Presidência da República em 2018 no lugar de Lula, evitou comentar possível nova candidatura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
imagem colorida presidente lula e haddad - metrópoles
1 de 1 imagem colorida presidente lula e haddad - metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta sexta-feira (20/12) que não se entende como candidato à Presidência da República em 2026, em uma possível sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Levantamento da Quaest divulgada na semana passada indica que o Haddad é o favorito para substituir Lula, caso o chefe do Executivo opte por não concorrer à reeleição em 2026.

5 imagens
1 de 5

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 5

Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 5

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 5

Vinícius Schmidt/Metrópoles
5 de 5

Vinícius Schmidt/Metrópoles

A pesquisa questionou quem deveria ser o candidato do governo, caso Lula não concorra ao pleito de 2026. Para 27%, Haddad é o melhor nome, seguido de Ciro Gomes, do PDT (17%), e do vice-presidente Geraldo Alckmin, do PSB (14%).

Questionado sobre a pesquisa em café da manhã com jornalistas, Haddad, que se candidatou à Presidência em 2018, quando Lula foi impedido de concorrer pela lei da Ficha Limpa, respondeu:

“Não, eu não me entendo como candidato em 2026”.

Do outro lado do campo político, sem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível atualmente, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) é apontada como o nome mais forte para disputar a presidência contra Lula.

Ela foi citada por 21% como o nome mais forte para enfrentar Lula em cenário sem Bolsonaro. Em seguida vêm Pablo Marçal, do PRTB (18%); Tarcísio de Freitas, do Republicanos (17%); e Simone Tebet, do MDB (10%), atual ministra do Planejamento e Orçamento de Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?