metropoles.com

“Não há razão para adiar a pena”, diz Sérgio Moro sobre prisão de Lula

O juiz federal admitiu que não se sente “muito confortável” para responder algumas questões sobre o ex-presidente da República

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Werther Santana/Estadão Conteúdo
Sergio Moro
1 de 1 Sergio Moro - Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo

Em entrevista à CGTN America, canal da China Global Television Network, o juiz federal Sérgio Moro comentou as críticas sobre sua condução no caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O magistrado falou com o jornalista Stephen Gibbs, na 13ª Vara Federal de Curitiba, nessa sexta-feira (6/4). A conversa, em inglês, foi na mesma sala de audiência na qual Lula prestou depoimentos ao togado.

Sobre a velocidade com a qual expediu a ordem de prisão, Moro afirmou que não havia razão para protelar o pedido. “Ele [Lula] foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção. É preciso executar a sentença. Simples assim. Não vejo qualquer razão específica para adiar mais”, disse.

Em relação ao desfecho da prisão do petista – que negociou se entregar após celebração de uma missa em homenagem à sua esposa falecida, Marisa Letícia –, Moro se esquivou e preferiu não traçar perspectivas. Ele admitiu não se sentir “muito confortável” em responder algumas questões sobre o caso.

“Eu recebi o ofício do TRF-4 ordenando a prisão e simplesmente a cumpri. Não tenho escolha, senão cumprir a ordem. Acho que ainda está cedo para saber se ele vai se entregar ou se a polícia vai ter de realizar a prisão. Mas eles estão trabalhando”, concluiu Moro.

A entrevista já estava marcada há meses e foi realizada horas antes de se encerrar o prazo concedido pelo juiz para a apresentação de Lula na sede da Polícia Federal em Curitiba (PR), às 17h dessa sexta-feira.

A prisão

Lula foi para a sede dos Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo (SP), quando soube da ordem de prisão. Após mais de 30 horas, ele negociou com a PF e pretende se entregar neste sábado (7). Manifestantes fazem um cerco ao prédio da organização sindical, em apoio ao ex-presidente.

Um ato com a presença de artistas populares está marcado para as 9h, momento em que deve ser celebrada uma missa. Em seguida, a expectativa é que Lula cumpra sua pena de 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?