metropoles.com

“Não existe luta sem coletividade”, diz Janja no Dia da Mulher

A primeira-dama do Brasil, Janja, publicou vídeo com uma mensagem para a data e falou sobre a “potência política de cultivar afeto”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida de Janja, a primeira-dama, com roupa branca na Praça dos Três Poderes - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Janja, a primeira-dama, com roupa branca na Praça dos Três Poderes - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

No Dia Internacional da Mulher, a primeira-dama do Brasil, a socióloga Janja, deu uma mensagem sobre luta e afeto. Em vídeo, publicado na rede social X (antigo Twitter), Janja pede também o fim da misoginia.

“Não existe luta sem coletividade, e não existe luta sem afeto”, afirmou Janja, após falar sobre a “potência política de cultivar afeto”.

“Cultivar o afeto nos nutre, nos dando forças para batalhar por autonomia financeira, uma política de cuidado, equidade de direitos e igualdade salarial, e pela representatividade feminina nos espaços de decisão e poder, pelo fim da misoginia”, destacou.

“É na luta que a gente se encontra, mas é no abraço que a gente se fortalece”, ressaltou.

Janja na ONU

Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto para designar Janja para um evento da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

No termo, ela é indicada como socióloga, e não por ser primeira-dama. Dessa forma, Janja vai representar o Brasil, entre 9 e 16 de março, na 68ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher.

A primeira-dama será acompanhada por Luana Morais Pires, representante da sociedade civil do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, e Denise Dourado Dora, advogada especializada em direitos humanos.

A ONU descreve o evento como “a maior reunião global de representantes da sociedade civil, funcionários governamentais, lideranças políticas e especialistas”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?