metropoles.com

“Não é pauta de governo”, diz líder sobre PL das saidinhas

Projeto de lei que acaba com as saídas temporárias de presos, as saidinhas, deve ser votado até esta quinta (21/3)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
imagem colorida mostra deputado josé guimarães - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra deputado josé guimarães - Metrópoles - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O líder do governo na Câmara dos Deputados, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou nesta terça-feira (19/3) que o projeto de lei (PL) que acaba com as saídas temporárias de presos, as saidinhas, “não é pauta de governo”. A previsão é de que a proposta seja apreciada no plenário da Casa Baixa até esta quinta-feira (21/3).

“Não é uma pauta de governo, nem o governo vai se envolver nisso. É uma pauta do Legislativo: a Câmara votou, o Senado votou e agora voltou para a Câmara”, disse Guimarães.

O texto foi aprovado pelo Senado em fevereiro deste ano e retornou à Câmara dos Deputados. Na última semana, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, se licenciou do cargo para reassumir temporariamente o mandato de deputado federal. Ele foi relator do projeto quando o texto passou pela Câmara em 2022, e há acordo para que ele assuma novamente a relatoria do texto, diretamente no plenário.

O texto abre exceção apenas para detentos que estudam e trabalham. Nesses casos, eles terão direito a saídas temporárias para cumprir a carga horária de cursos profissionalizantes, ensino médio ou superior.

Esta exceção não constava no texto aprovado inicialmente pela Câmara, mas foi incluída pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), relator da matéria no Senado, após mobilização de Sergio Moro (União-PR).

Atualmente, a Lei de Execução Penal permite que presos em regime semiaberto sejam beneficiados com a saída temporária, cumprindo requisitos como bom comportamento. As saidinhas costumam ocorrer em datas comemorativas, como Dia das Mães, Páscoa e Natal.

Detentos que tenham cometido crimes hediondos não têm direito ao benefício. Os presos precisam informar o endereço onde permanecerão durante a noite, e são proibidos de frequentar locais como bares e casas noturnas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?