metropoles.com

“Não chamo ninguém para a fila”, diz prefeito de Duque de Caxias

Moradores da cidade reclamaram que os postos de saúde não têm a segunda dose da vacina e que não conseguem completar a imunização

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Globo
Fila nos postos de vacinação em Duque de Caxias, Rio de Janeiro
1 de 1 Fila nos postos de vacinação em Duque de Caxias, Rio de Janeiro - Foto: Reprodução/TV Globo

Rio de Janeiro – O município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, segue presente nas notícias de fila, caos, aglomeração e desencontro de informações.

Depois de um fim de semana sem vacinação programada, a cidade voltou, nesta segunda-feira (26/4), a imunizar as pessoas contra a Covid-19. Em algumas unidades de saúde do município, podiam ser vistas enormes filas de pedestres e carros, que começaram a se formar ainda na madrugada.

Muitos reclamaram que os postos não tinham a segunda dose da vacina e que não conseguiram completar a imunização. Outros, falaram da demora no atendimento.

Pela manhã, o prefeito Washington Reis (MDB) esteve na região do Canal do Farias, em Saracuruna, onde foi montado um posto de vacinação. Ele disse que não tinha qualquer responsabilidade de organizar a fila.

“Eu não sou hipócrita. Eu não organizo fila, eu não chamo ninguém para vir para a fila. A gente comunica pelas redes sociais. A gente não domina as pessoas. Não sabemos de onde vêm as pessoas. Eu não engano ninguém”, disse o prefeito.

Não é a primeira vez que a vacinação de Caxias causa polêmica. No começo de março, a prefeitura da cidade fluminense liberou vacinação para quem tinha mais de 60 anos antes da previsão do calendário oficial do município.

O público-alvo era de 100 mil, mas só havia 6.100 doses da vacina. A Justiça do Rio cobrou do prefeito sobre as mudanças no plano de vacinação, sob pena de multa de R$ 50 mil por dia.

No último dia 20, o RJ1, da TV Globo, flagrou, além de enormes filas, com pessoas sem máscaras aglomeradas, e sem fiscalização dos agentes públicos, falhas nas caixas térmicas usadas para acondicionar os frascos de vacina contra o novo coronavírus. Em um dos equipamentos, o termômetro de um isopor falhou e estava indicando temperatura fora da recomendada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?