metropoles.com

“Não achei preocupante”, diz Rui Costa sobre cobrança de Lira

Ministro da Casa Civil reforçou o diálogo pela boa relação com o Legislativo, após o presidente da Câmara dizer que o “orçamento é de todos”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Solenidade de abertura do ano legislativo de 2024, no Plenário Ulysses Guimarães, no Congresso Nacional brasilia – Metrópoles 8
1 de 1 Solenidade de abertura do ano legislativo de 2024, no Plenário Ulysses Guimarães, no Congresso Nacional brasilia – Metrópoles 8 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro Rui Costa, da Casa Civil, disse não considerar “preocupante” o discurso do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), nesta segunda-feira (5/2), sobre a divisão do Orçamento federal entre os Poderes.

“Não achei preocupante, ele fala em nome do Parlamento e é importante que o Parlamento se manifeste. Vamos ajudar a construir pontes, manter as pontes e tem uma concordância entre a fala dele e nosso entendimento, quando diz que errará quem apostar em confronto do Executivo e Legislativo, é sinalização positiva de quem quer diálogo”, falou o ministro de Lula, na saída de sessão solene no Congresso Nacional.

Em pronunciamento na abertura do Ano Legislativo, no Congresso, Lira falou que o “orçamento é de todos e todas, brasileiros e brasileiras. Não é nem pode ser de autoria do Executivo, muito menos de uma burocracia técnica”.

Segundo o presidente da Câmara, os técnicos do governo não foram eleitos “para escolher as prioridades da nação, e não gastam a sola do sapato percorrendo os pequenos municípios brasileiros como nós, senadores e deputados”.

10 imagens
Congresso Nacional: plenário
2 de 10

Congresso Nacional: plenário

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Rui atribuiu qualquer desentendimento ao “período de férias, as pessoas estavam distantes e o celular dá ruído”. Na visão dele, após os dois meses de recesso, as relações irão melhorar.

A fala de Lira ocorre em momento de desgaste entre Executivo e Legislativo, com o aguardo de dois temas chegarem ao Congresso para análise: o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a R$ 5,6 bilhões em emendas de comissão e a publicação pela ala econômica do governo da medida provisória (MP) da reoneração.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?