metropoles.com

Na volta da Lava Jato às ruas, PF prende ex-secretário de Obras do Rio

Investigação descobriu esquema de propinas envolvendo obras do BRT TransBrasil, que teve custo previsto de R$ 1,4 bilhão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Depois de um recesso desde o final do ano passado, equipes da Operação Lava Jato retornaram às ruas nesta terça-feira (23/1) para cumprimento de mandados de prisão no Rio de Janeiro, Brasília e em São Paulo. Entre os alvos, está o ex-secretário de Obras da Prefeitura do Rio Alexandre Pinto.

Segundo as investigações, ele é suspeito de comandar um esquema de propinas envolvendo obras do BRT TransBrasil, que teve custo previsto de R$ 1,4 bilhão.

Também foram presos preventivamente o ex-subsecretário de Obras Vagner de Costa Pereira e o doleiro Juan Luís Bertran Bittlonch. Em São Paulo foram detidos temporariamente o sócio da construtora Rui Alves Margarido e gerente administrativo da empresa, Eder Parreira Vilela.

Outras pessoas estão sendo procuradas, no total são 21 mandados de busca e apreensão. A juíza substituta da 7ª Vara Criminal Federal, Caroline Vieira Figueiredo foi quem expediu as ordens.

Alexandre Pinto — cuja gestão ocorreu no governo do prefeito Eduardo Paes — já havia sido detido em agosto, durante a operação Rio 40 Graus. Porém, em novembro, foi libertado.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), com base em delações de empreiteiros, Alexandre Pinto é suspeito de cobrar 1% do valor das obras. Uma pessoa do Ministério das Cidades também é investigada porque receberia 1%, uma vez que as ações eram realizadas com recursos do governo federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?