Na rota da Estrada Real, cachoeira histórica seca por completo
Na quinta-feira (13/9), representantes da prefeitura de Santa Cruz de Minas (MG) viram que o Cachoeira do Bom Despacho secou por completo
atualizado
Compartilhar notícia
A Cachoeira do Bom Despacho secou por completo, na última quinta-feira (12/9), devido ao período de estiagem que atinge a região central de Minas Gerais. Localizada no município de Santa Cruz de Minas (MG), o espaço é um ponto turístico famoso pela queda d’água e faz parte da rota da Estrada Real.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há 108 dias não chove em São João Del Rey, cidade a cerca de 4 km de Santa Cruz de Minas e que possui estação meteorológica.
O porta-voz da Prefeitura de Santa Cruz de Minas, Augusto César, explicou ao G1 que a água começou a baixar há cerca de 15 dias, e a cachoeira secou em definitivo na última quinta-feira (12/9). César ainda lembra que é a primeira vez que a queda d’água fica seca na história.
“Secar desta forma ainda não [não tinha visto]. Em outras estiagens, corria um filete de água. Mas, desta forma, na diminuição do nível da água, não”.
A queda d’água é ponto turístico da região e faz parte da rota da Estrada Real. Para Augusto, além de afetar o ecossistema local, existe também o impacto no turismo.
“Impacta na forma indireta. A água daqui não é utilizada no abastecimento da cidade, mas impacta na questão ambiental, turística e de lazer da população de Santa Cruz de Minas e da região. Infelizmente, sentimos uma redução muito grande na visitação”.