Na posse, Cláudio Castro destaca atuação de policiais no RJ
A cerimônia de posse ocorreu no Palácio Tiradentes, antiga sede da Alerj. Cláudio Castro foi reeleito ainda em 1º turno com 58,67% dos votos
atualizado
Compartilhar notícia
Reeleito com 58,67% dos votos, ainda em primeiro turno, Cláudio Castro (PL) tomou posse como governador do estado do Rio de Janeiro (RJ), neste domingo (1º/1). A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes, antiga sede da Alerj.
Em seu discurso, Castro ressaltou os feitos de seu primeiro governo (2021-2022), criticou os antecessores e destacou a atuação das forças de segurança no estado.
“Definitivamente, o Rio de Janeiro de hoje é bem melhor do que o de dois anos atrás. Com união e diálogo, deixamos a espiral descendente para entrar em círculo virtuoso”, disse. “O passado foi de colapso, o presente é de transformação, mas o futuro será de esperança”, prosseguiu o governador fluminense.
Castro afirmou que não há estado forte sem policiais fortes. “A atuação diligente das polícias Militar, Civil e Penal resgatou a confiança da população após décadas de negligência com a violência urbana”, pontuou.
O Rio, contudo, tem uma das taxas de letalidade policial mais altas do país.
“Sob o comando claro de combater todo e qualquer tipo de crime, a investigação e a atuação irrepreensível das forças de segurança prenderam mais de 2 mil milicianos, provocando um prejuízo de R$ 2,5 bilhões aos criminosos”, acrescentou Castro.
Câmeras para a PM
O governador eleito explicou também que a compra de câmeras para a Polícia Militar vai trazer mais segurança para a população e os policiais. “Damos mais transparência e segurança jurídica às ações de patrulhamento e abordagem”, disse.
Na cerimônia, o governador prestou o juramento constitucional e assinou o termo de posse.
Ele também destacou a atuação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). “Garantimos a recomposição salarial dos servidores”, afirmou.
Governador
A posse de Cláudio Castro começou por volta das 8h para que ele pudesse comparecer à posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília, durante a tarde deste primeiro dia de 2023.
Cláudio Bonfim de Castro e Silva nasceu em 29/03/1979, em Santos (SP). Ele é advogado e começou a carreira política como vereador, cargo para o qual foi eleito em 2016.
Ocupou o posto até 2019, quando assumiu como vice-governador do Rio de Janeiro na chapa encabeçada por Wilson Witzel. Após o impeachment do governador, em 2021, assumiu definitivamente o cargo, no qual segue atualmente.
Além de político, Cláudio Castro tem trajetória em outro meio: o católico. Cantor, já lançou dois discos solo e integrou a banda Em Nome do Pai.