metropoles.com

Na ONU, Brasil se dispõe a receber expulsos da Nicarágua por Ortega

Após críticas, Brasil disse estar acompanhando com atenção a situação em Nicarágua, e se ofereceu para abrir diálogo com regime de Ortega

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Presidência da Nicarágua/Cesar Perez/Handout via Reuters
foto do presidente da Nicarágua batendo continência. Ele veste um casaco azul e usa um boné da mesma cor
1 de 1 foto do presidente da Nicarágua batendo continência. Ele veste um casaco azul e usa um boné da mesma cor - Foto: Presidência da Nicarágua/Cesar Perez/Handout via Reuters

Durante reunião do Conselho de de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada nesta terça-feira (7/3), em Genebra, o Itamaraty expressou preocupação com a situação de Nicarágua e disse que vai receber cidadãos do país que foram expulsos pelo regime de Daniel Ortega, no poder desde 2007.

“O governo brasileiro está acompanhando a situação em Nicarágua com máxima atenção e preocupação com as graves denúncias de violação dos direitos humanos e a restrição ao espaço democrático no país, em particular com execuções sumárias, detenções arbitrárias e tortura de dissidentes políticos”, disse o enviado permanente do Brasil em Genebra, embaixador Tovar da Silva Nunes.

A declaração acontece após a diplomacia brasileira receber duras críticas por não aderir a uma declaração conjunta, com mais de 50 países, que denunciou crimes da Daniel Ortega. Agora, o governo de Lula (PT) se diz disposto a explorar formas de tratar a situação no país por meio do diálogo com o regime. 

“O Brasil está pronto para explorar maneiras pelas quais está situação possa ser abordada de forma construtiva, em diálogo com o governo de Nicarágua e todos os atores relevantes”, disse o representante brasileiro.

O plano apresentado pela equipe diplomática brasileira não contempla o aumento de pressão internacional e sanções propostas por outros países contra a Nicarágua. Segundo o representante do Brasil, as medidas não surtem efeito político.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?