Na Bahia, Lula tenta influenciar em eleição que é aposta do PT
Camaçari é uma das principais apostas do partido. Lula ainda visitará alguns locais no fim da semana para ajudar em campanhas
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agendas, nesta quinta-feira (17/10), em Salvador (BA), antes de seguir para o município que é aposta do partido para vitória no segundo turno das eleições municipais de 2024. A ida do titular do Planalto foi confirmada por Jaques Wagner (PT), líder do governo na Câmara dos Deputados.
Os petistas tentam retomar o controle de Camaçari, região metropolitana da capital baiana, e onde as pesquisas apontam uma margem apertada entre Luiz Caetano (PT) e Flávio Matos (União Brasil) na disputa pela prefeitura.
Dessa forma, a influência de Lula é considerada importante para poder virar o cenário e assegurar o comando de Camaçari, governada de 2005 a 2012 pelo próprio Caetano. Após os mandatos dele, o PT seguiu no comando até 2016, com Ademar Delgado das Chagas.
Entre os locais tidos como prioridade da sigla no segundo turmo, além de Camaçari, estão Fortaleza (CE) e Natal (RN). A capital do Rio Grande do Norte foi visitada pelo titular do Planalto nessa quarta-feira (16/10).
Depois de um compromisso do governo federal, Lula seguiu para um evento de campanha da deputada federal Natália Bonavides (PT), que compete pela prefeitura de Natal.
Fortaleza (CE) esteve na agenda do presidente na semana passada, onde ele endossou a candidatura de Evandro Leitão (PT), também rumo ao governo da capital.
Esta semana, o chefe do Executivo ainda deverá investir em mais três cidades com disputa de segundo turno: São Paulo (SP), Diadema (SP) e Mauá (SP).
Lula admitiu uma participação tímida no primeiro turno para evitar atritos com membros do Congresso Nacional, mas tem turbinado a presença nessa nova rodada eleitoral.