metropoles.com

Na Argentina, Dilma critica “perseguição” a governos populares

No Twitter, a petista agradeceu a recepção da ex-presidente Cristina Kirchner e afirmou seguir “forte e resistente”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Dilma2
1 de 1 Dilma2 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A ex-presidente Dilma Rousseff teve um encontro com Cristina Kirchner, que governou a Argentina entre 2007 e 2015, em Buenos Aires, na Argentina, nesta terça-feira (1º/5), com quem conversou sobre o cenário político dos dois países e a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Dilma esteve no país vizinho para participar da Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, onde lançou a obra “Lula: A verdade vencerá”. Em postagem no Twitter, a petista agradeceu a recepção de Cristina Kirchner e afirmou seguir “forte e resistente” contra o que qualifica de perseguição aos governos populares.

“Falamos dos ataques à democracia em Brasil e Argentina e da perseguição aos governos populares e às lideranças de nossos países, inclusive da prisão arbitrária de Lula. Seguimos fortes e resistentes”, escreveu Dilma.

Também na rede social, a hoje senadora Cristina Kirchner criticou o “retrocesso social e econômico” dos brasileiros e argentinos. “É muita coincidência para ser por acaso”, escreveu Cristina.

Mais tarde, na abertura da feira do livro, Dilma esteve com importantes figuras de países da América Latina, como o ex-presidente colombiano Ernesto Samper (1994-1998), e o escritor Adolfo Pérez Esquivel, Nobel da Paz em 1980. De dentro do evento, Esquivel publicou um vídeo no momento em que a plateia cantava “Lula Livre” quando Dilma foi apresentada.

Em sua fala, Dilma criticou o processo político brasileiro. “O golpe transformou a lei na maior arma de destruição civil. Destruição da cidadania, dos direitos e das liberdades”, criticou. “É um golpe muito particular: o fazem em nome da lei, mas não fazem mais do que violar a lei”.

Ao ir para Buenos Aires, Dilma deixou de participar do ato em apoio ao ex-presidente Lula em Curitiba, com participação de cerca de 2 mil pessoas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?