metropoles.com

Musk orienta brasileiros a usar rede privada virtual para acessar o X

Dono do X orientou brasileiros a usarem VPN, rede também utilizada por ativistas e criminosos para esconder a identidade na internet

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Justin Sullivan/Getty Images
Foto colorida de Elon Musk Maduro - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Elon Musk Maduro - Metrópoles - Foto: Justin Sullivan/Getty Images

O dono do X (antigo Twitter), Elon Musk, publicou mensagem orientando os brasileiros a usarem uma rede privada virtual, VPN em inglês, para acessarem a rede social que pertence ao empresário. A mensagem foi postada na noite deste domingo (7/4), diante da possibilidade de a plataforma ser retirada do ar por decisão judicial.

“Para garantir que você ainda possa acessar a plataforma 𝕏, baixe um aplicativo de rede privada virtual (VPN)”, escreveu Musk, ao republicar uma mensagem de outro usuário do X que dizia “Amigos no Brasil, obtenham uma VPN”.

A VPN é usada para acessar a internet sem identificar o endereço do IP (protocolo de internet) do computador e do celular. Assim, diante de uma hipotética decisão de suspensão da plataforma X, os brasileiros poderiam “mascarar” a localização do seu IP e continuar a acessar a rede social.

Esse mecanismo é usado por ativistas de diferentes causas, por questão de segurança, mas também é muito utilizado por criminosos, que querem apagar seus rastros e esconder suas identidades.

O Metrópoles apurou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) entrou em contato com as operadoras de telecomunicações para informar sobre a possibilidade de suspensão total do X no Brasil.

Musk versus Moraes

Essa é mais uma referência de Musk ao Brasil desde que o bilionário começou a questionar as decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de suspender contas de redes sociais de investigados por propagar mensagens de apologia ao ódio, violência e de defesa de golpe de estado.

No sábado (6/4), Musk ameaçou que não cumpriria as decisões da Suprema Corte brasileira. Já no domingo, o dono do X foi além e atacou o ministro do STF diretamente. Ele afirmou que Moraes “traiu descarada e repetidamente a Constituição e a população do Brasil”.

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, reagiu às declarações de Elon Musk contra o Judiciário brasileiro e disse que “a soberania brasileira não será tutelada pelas plataformas de internet e big techs”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?