metropoles.com

X, de Musk, divulga ordem sigilosa de Moraes para bloqueio de contas

Determinação do ministro do STF divulgada pela rede social envolve o senador Marcos do Val (Podemos-ES) e figuras bolsonaristas

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images / Arte Metrópoles
Elon Musk e Alexandre de Moraes
1 de 1 Elon Musk e Alexandre de Moraes - Foto: Getty Images / Arte Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, nesta terça-feira (13/8), o bloqueio de oito contas do X (antigo Twitter), entre elas a do senador Marcos do Val (Podemos-ES). Moraes também ordenou que a rede social retire os sigilos telemáticos e apresente os registros de acessos, postagens de usuários, no período de março deste ano até agosto, e que ainda apresente os dados de acessos.

A informação foi qualificada como sigilosa e urgente pelo STF. No entanto, o X expôs a determinação na rede social. “Acreditamos que o povo brasileiro merece saber o que está sendo solicitado a nós”, afirmou a rede social no perfil corporativo.

O documento que foi revelado pelo X tem quatro ordens distintas. As duas primeiras são o bloqueio “no prazo de duas horas” de sete usuários. Para estes usuários, também deve haver o afastamento do “sigilo de registros, conexões e dados telemáticos” no período de 1º de abril deste ano a 17 de julho de oito contas.

Além do senador Marcos do Val, a decisão de Moraes atinge a esposa do ex-deputado Daniel Silveira, Paola da Silva Daniel; o influenciador Ednardo Raposo; o engenheiro Cláudio Lu; o pastor Josias Pereira Lima; a filha de Oswaldo Eustáquio e a mãe dela, Sandra; e do bolsonarista Sérgio Fischer.

Moraes determinou que a rede social envie “todos os registros de acesso e registros de postagens” dos usuários no período de 1º de abril deste ano até o último dia 15. Devem ser apresentadas também as informações de acesso à conta com informação do sistema operacional, IP, horário e país utilizados.

O proprietário do X, o bilionário Elon Musk, fez uma publicação afirmando que as exigências consistem em “censura” e que eles violem as leis brasileiras. “Isso não está certo”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?