metropoles.com

Musk escreve sobre Alexandre de Moraes no X: “Corrupção extrema”

Em mais um ataque ao ministro do STF, o bilionário Elon Musk disse que Moraes queria que a plataforma tomasse “atitudes ilegais”

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
imagem colorida musk ataca moraes no x
1 de 1 imagem colorida musk ataca moraes no x - Foto: Reprodução

O empresário e dono do X, Elon Musk, voltou a atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Em publicação na plataforma, que está suspensa no país, Musk disse que Moraes queria que a rede social “tomasse atitudes que são ilegais segundo a lei brasileira e ficasse em silência sobre isso”. “Se isso não é corrupção extrema, o que é?”, completou ele.

Os comentários de Musk são referentes a uma nova publicação do perfil Alexandre Files, criado para divulgar “decisões ilegais” do ministro.

Moraes determinou a suspensão do X no Brasil, na última sexta-feira (30/8). No entanto, brasileiros que estão no exterior seguem com acesso normal à plataforma.

2 imagens
O bilionário comentou publicação do "Alexandre Files"
1 de 2

Musk voltou a atacar Moraes no X

Reprodução
2 de 2

O bilionário comentou publicação do "Alexandre Files"

Reprodução

Acusação de censura, acusa perfil da rede de Musk

A última postagem feita no perfil Alexandre Files é sobre uma decisão de março de 2023. Segundo o perfil, Moraes teria “censurado” cidadãos brasileiros “comuns”.

“Nesta ordem do dia 9 de março de 2023, o ministro, a exemplo de outras ordens semelhantes, ordenou, de maneira secreta, a censura das contas pertencentes a Katia Graceli, Beto Rossi e Lucinha Ramiro. A ordem viola as garantias constitucionais ao devido processo legal, à liberdade de expressão e à proteção de dados pessoais”, diz a publicação.

Conforme a postagem, essas contas “eram seguidas por um pequeno número de pessoas” e “suas postagens expressavam apenas apoio a pontos de vista e políticos conservadores”.

De acordo com o perfil Alexandre Files, Moraes não teria conseguido “identificar uma única postagem ilegal” feita pelos cidadãos citados na decisão e “muito menos o motivo pelo qual as contas teriam que ser integralmente bloqueadas”.

Os cidadãos, segundo o post, “muito provavelmente”, foram “censurados” porque Moraes “discordava de suas crenças políticas”. Moraes, lê-se na publicação, “afirma que está protegendo a democracia”, mas “censurar um lado de um debate político é o oposto da democracia”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?