metropoles.com

Museu do Ceará vai abrigar fóssil contrabandeado à Alemanha

O MCTI indicou o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens nessa 3ª, onde o fóssil será repatriado após ser retirado ilegalmente do Ceará

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/MCTI
Imagem colorida do fóssil do dinossauro "Ubirajara jubatus" contrabandeado para a Alemanha nos anos 90 - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do fóssil do dinossauro "Ubirajara jubatus" contrabandeado para a Alemanha nos anos 90 - Metrópoles - Foto: Divulgação/MCTI

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou, nessa terça-feira (16/5), o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens (MPPCN) como o local onde o fóssil do Ubirajara jubatus será abrigado. O dinossauro será repatriado após ser retirado ilegalmente do Ceará e levado à Alemanha nos anos 1990.

A indicação foi feita pelo secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), Inácio Arruda. Segundo ele, o Museu do Cariri tem um esforço de cooperação grande”. O MPPCN fica no munícipio de Santana do Cariri, interior do Ceará.

A expectativa é trazer o fóssil para o Brasil em breve, segundo a pasta. Ele sairá do Museu Estadual de História Natural Karlsruhe, na Alemanha. Para o reitor da Universidade Regional do Cariri, Lima Júnior, este será um bom momento para a repatriação.

“Teremos a revalidação do Geoparque do Araripe, e a repatriação fortalece a missão de valor e preservação do nosso trabalho”, disse.

O ministro-conselheiro para Assuntos Científicos e Intercâmbio Acadêmico da Embaixada da Alemanha, Christian Stertz, sugeriu a formalização do pedido para “iniciar a repatriação o quanto antes, no âmbito da cooperação Brasil-Alemanha em ciência e tecnologia”.

Museu da Alemanha deve devolver fóssil levado ilegalmente do Brasil

Em 2022, a pedido da, à época, ministra da Ciência, Theresia Bauer, o Museu de História Natural de Karlsruhe — onde o fóssil do dinossauro estava em exibição na Alemanha —, confirmou que o devolveria ao Brasil.

A questão da importação ilegal do fóssil entrou nos holofotes da comunidade científica, após ele ser apresentado em uma revista especializada em dezembro de 2020. Devido à falta de clareza a respeito da data em que a peça chegou ao país, investigações sobre a origem do dinossauro foram iniciadas.

Saiba mais sobre o dinossauro encontrado no interior do Ceará

O Ubirajara jubatus é o primeiro dinossauro não aviário com estruturas semelhantes a penas encontrado na América do Sul. Ele viveu há 110 milhões de anos na região da Bacia do Araripe, interior do Ceará.

De acordo com o MCTI, o material pertence à região do Geoparque do Araripe — conhecida como centro paleontológico —, que compreende os estados de Ceará, Pernambuco e Piauí.

O dinossauro é do tamanho de uma galinha e, além de ser revestido por penas, foi retirado de forma ilegal do Brasil para a Alemanha, nos anos 1990. O contrabando ocorreu após o fóssil ser descoberto por pesquisadores estrangeiros no campo paleontológico do Araripe.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?