metropoles.com

Museu da Língua Portuguesa escreve “todes” e Mario Frias reage: “Não aceitarei”

Reaberta cinco anos após um incêndio, a instituição usou a palavra neutra no Twitter

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Mário Frias durante Posse do novo ministro do turismo, Gilson Machado durante evento no planalto 1
1 de 1 Mário Frias durante Posse do novo ministro do turismo, Gilson Machado durante evento no planalto 1 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O secretário especial de Cultura do Governo Federal, Mario Frias, usou as redes sociais, nesta sexta-feira (23/7), para atacar um tuíte feito pelo Museu Nacional da Língua Portuguesa. O motivo: o uso de “todes” em uma postagem feita pelo governo paulista.

“Nesta nova fase do MLP, a vírgula – uma pausa ligeira, respiro – representa o recomeço de um espaço aberto à reflexão, inclusão e um chamamento para todas, todos e todes os falantes, ou não, do nosso idioma: venham, voltamos! #31JulhoMLP”, escreveu a fundação pela rede social do passarinho.

Em tom crítico, Frias afirmou que não irá aceitar que o investimento de R$ 56 milhões, desembolsado pelo governo federal para obras do Museu da Língua Portuguesa, “sirva para que agentes públicos brinquem de revolução”.

Veja o post:

Na sequência, o ator ataca diretamente o governo paulista, que “se comporta como militante, vandalizando nossa cultura”, segundo o gestor federal.

Em nota, a entidade se pronunciou sobre o assunto. “Desde sua fundação, em 2006, o Museu da Língua Portuguesa se propôs a ser um espaço para a discussão do idioma, suas variações e mudanças incorporadas ao longo do tempo. Sempre na perspectiva de valorizar os falares do cotidiano e observar como eles se relacionam com aspectos socioculturais, sem a pretensão de atuar como instância normatizadora. Nesse sentido, o Museu está aberto a debater todas as questões relacionadas à língua portuguesa, incluindo a linguagem neutra, cuja discussão toca aspectos importantes sobre cidadania, inclusão e diversidade.”

Linguagem neutra

A linguagem neutra discute o uso de vogais que designam o gênero das palavras. A proposta, levantada por muitos, é substituir as vogais “a” e “o” por “x” ou “@” – o que resultaria em vocábulos como “meninxs”, “menines” ou “menin@s”.

A reconstrução

Cinco anos depois de um incêndio, o Museu da Língua Portuguesa reabriu suas portas.

A reconstrução do espaço foi iniciada em março de 2017, durou mais de três anos e foi entregue em dezembro de 2019. A recuperação uniu as iniciativas pública e privada, em convênio do governo do estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, EDP, Grupo Globo, Grupo Itaú e Sabesp, como patrocinadores.

No total, R$ 84 milhões foram investidos para recuperar o Museu da Língua Portuguesa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?