“Muquirana” reutiliza fio dental e economiza até no papel higiênico
Novo reality show “Muquiranas” mostra medidas extremas adotadas por pessoas que fizeram da economia de dinheiro um estilo de vida
atualizado
Compartilhar notícia
O novo reality show Muquiranas Brasil, que estreou no último dia 18, na plataforma Max, tem gerado diversas reações entre os espectadores e se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, chegando aos trending topics no X.
Inspirado no programa norte-americano Extreme Cheapskates, a série mostra um novo personagem a cada episódio, com táticas de economia extremas. As situações apresentadas são inusitadas e mostram desde a reutilização de produtos de higiene até a busca por comida em lixos. Os participantes inventam formas quase inacreditáveis para não gastar dinheiro.
Contudo, a mensagem de abertura do programa diz: “Algumas das práticas de economia ilustradas nesta série são extremas e não recomendadas. Aconselha-se discernimento”.
Fio dental de estimação
O primeiro episódio traz a história de Vanderleia. Entre as estratégias de economia, ela revira lixeiras em busca de frutas e verduras, usa cascas para fazer suco e até o caroço do abacate em suas preparações culinárias.
Vanderleia também faz seus próprios produtos de higiene, como xampu e sabonete, e escova os dentes com uma mistura de óleo de coco e bicarbonato de sódio. Ela também não compra papel higiênico e se limpa apenas com um paninho — que é usado mais de uma vez, caso a ida ao banheiro tenha sido para fazer xixi.
Em caso de “número dois”, a mulher usa um potinho para se lavar com o sabonete que faz em casa.
O destaque fica para o uso do fio dental, que chega a ser reutilizado por mais de um mês. Isso mesmo: ela usa o fio dental, lava na torneira, pendura no armário e reutiliza o mesmo pedaço por cerca de cinco meses. Segundo ela, uma caixinha de fio dental chega a durar anos.
Outros personagens da atração economizam nas roupas, utilizando vestimentas de pessoas que já morreram ou pegando em lixos espalhados pelas cidades em que moram.
De forma geral, a série traz uma reflexão sobre estilo de vida, sobre o que é gasto no dia a dia e se, de fato, é necessário gastar dinheiro.