Compartilhar notícia
São Paulo – Um grupo de mulheres realizou um ato na noite desta quarta-feira (4/11), no Museu de arte de São Paulo (Masp), na avenida Paulista, em São Paulo, para para protestar contra a absolvição do empresário André de Camargo Aranha da acusação de estupro contra a influencer Mariana Ferrer, 23 anos. Durante a manifestação, elas fizeram uma performance inspirada na música feminista chilena “O estuprador é você”, que foi reproduzida em manifestações em diversas cidades do mundo no ano passado.
Segundo Victória Ferraro, uma das organizadoras do protesto, estão previstos vários atos pelo Brasil pedindo justiça por Mari Ferrer, e também contra a cultura do estupro, no próximo final de semana.
“Mas também achamos que seria muito importante que, logo após o caso, nós tivéssemos alguma iniciativa na rua para demonstrar a indignação das feministas diante do que a Justiça de Santa Catarina fez e para fortalecer os atos dos finais de semana. [Queremos] mostrar que as feministas estão indignadas com o que aconteceu e não vamos sair da rua e ar enquanto tivermos injustiças e casos como o da Mari Ferrer”, afirmou.
Segundo o promotor responsável pelo caso, não havia como o empresário saber, durante o ato sexual, que Mari não estava em condições de consentir a relação, não existindo assim “intenção” de estuprar.
Com isso, o juiz aceitou a argumentação de que André cometeu um “estupro culposo”, um “crime” não previsto na lei brasileira. Como ninguém pode ser condenado por um crime que não existe, o réu foi absolvido.