metropoles.com

“Mulheres negras se reconhecem na dor”, diz Anielle Franco

Ministra da Igualdade Racial participa de lançamento de selo postal em homenagem a Luiza Bairros no Palácio do Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participa do lançamento do selo institucional de Luiza Bairros no Palácio do Planalto Metrópoles 3
1 de 1 Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participa do lançamento do selo institucional de Luiza Bairros no Palácio do Planalto Metrópoles 3 - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participou, nesta terça-feira (17/9), do lançamento de um selo postal institucional em homenagem a Luiza Bairros, ex-ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, no Palácio do Planalto.

Foi uma das primeiras aparições públicas com fala da ministra depois das denúncias de assédio contra seu ex-colega de Esplanada dos Ministérios, Silvio Almeida. O ex-ministro dos Direitos Humanos é suspeito de assédio sexual e moral. Uma das vítimas seria a própria Anielle. O caso foi revelado pelo Metrópoles, na coluna de Guilherme Amado.

No evento desta terça, a ministra relembrou o trabalho de nomes importantes para o movimento negro no Brasil para construção de políticas de igualdade, como Luiza Barros e Vilma Piedade.

O lançamento aconteceu diante de uma parceria do Ministério da Igualdade Racial e dos Correios. O evento no Planalto contou com a presença de Anielle; do presidente dos Correios, Fabiano Silva; da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; e de Fernanda Bairros, sobrinha de Luiza.

“Naquele encontro também, em 2011, que a gente se encontrou, e tão fazendo essa conexão. Ela [Vilma Piedade] falou e disse que ‘as mulheres negras se reconhecem na dor, por isso que eu criei esse livro’, esse termo dolaridade, mas acima de tudo a gente se reconhece no amor'”, relembra Anielle Franco.

5 imagens
1 de 5

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
2 de 5

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
3 de 5

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
4 de 5

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
5 de 5

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Também nesta terça, Anielle marcou presença no seminário “Mulheres na Liderança por um Brasil Mais Seguro” ao lado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, no Palácio da Justiça.

“Então acho que hoje essa homenagem com você [Fernanda Bairros] aqui, homenagem como o Vilma  falou, mas esse evento com você aqui hoje representa muito porque só quem perde alguém, independente da maneira que foi, sabe a dor que fica e poder homenageá-la agora, ainda que dessa maneira é algo que nos faz entender que a gente está no caminho certo”, completou a ministra da Igualdade Racial.

Anielle Franco não comentou as denúncias de assédio sexual contra Silvio Almeida.

Luiza Bairros

Luiza Helena Bairros foi ministra-chefe de Políticas Públicas da Igualdade Racial durante o governo de Dilma Rousseff (PT), entre 2011 e 2014. Ela faleceu em 2016 em decorrência de um câncer no pulmão.

A ex-ministra-chefe teve destaque na luta contra o racismo e trabalhou diretamente na articulação do movimento negro ao longo de mais 40 anos.

Luiza Bairros nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e era doutora em sociologia pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. No governo federal, ela foi responsável pela criação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, para políticas públicas para proporcionar à população negra igualdade de oportunidades.

Silvio Almeida

O Metrópoles, por meio da coluna de Guilherme Amado, revelou que Silvio Almeida foi denunciado à organização Me Too Brasil por supostos episódios de assédio sexual contra mulheres. Uma das vítimas seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Depois da divulgação das denúncias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu Silvio Almeida do Ministério dos Direitos Humanos e indicou Macaé Evaristo para o cargo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?