metropoles.com

Mulheres e crianças são maioria entre brasileiros presos em Gaza

Itamaraty realiza tratativas com Egito para a criação de corredor humanitário e retirada dos brasileiros da zona de conflito em Gaza

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mustafa Hassona/Anadolu Agency via Getty Images
Crianças são vistas em uma casa destruída após ataques israelenses na Cidade de Gaza
1 de 1 Crianças são vistas em uma casa destruída após ataques israelenses na Cidade de Gaza - Foto: Mustafa Hassona/Anadolu Agency via Getty Images

O governo brasileiro identificou 28 brasileiros, entre os quais a maioria são mulheres e crianças, pedindo resgate da região da Faixa de Gaza – mas não há certeza do número total. Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), parte deles está reunida em uma escola local, onde receberam alimentos, colchões e roupas de cama, entre outros suprimentos.

O Escritório de Representação do Brasil em Ramallah, na Cisjordânia, informou que dois brasileiros que estão na Faixa de Gaza desistiram da repatriação. Segundo o Itamaraty, há sete mulheres, seis homens e 15 crianças vivendo na Faixa de Gaza.

A região tem sido alvo de bombardeiros das Forças Armadas de Israel, após o ataque surpresa do grupo islâmico Hamas no último sábado (7/10).

A Embaixada brasileira em Tel Aviv solicitou formalmente ao governo de Israel que não bombardeie a escola, onde a maior parte dos brasileiros está reunida. O Escritório de Representação do Brasil em Ramala, na Cisjordânia, enviou vídeos de como os palestinos estão sendo recebidos no local, antes de conseguir a retirada. Clique aqui para ver.

Retirada de brasileiros

A representação diplomática em Ramala contratou veículos para o transporte de brasileiros até a fronteira egípcia, e aguarda a confirmação de que é possível transitar pela passagem de Rafah.

“O Brasil vem reiterando gestões, em alto nível, com vistas a viabilizar a entrada dos brasileiros e de seus familiares no Egito”, diz o Itamaraty, em comunicado.

O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, declarou que grande parte da logística para retirar os brasileiros das áreas de conflito está pronta, mas a data é incerta.

Ainda não há confirmações de que a passagem egípcia é segura para os civis, após o local ser alvo de bombardeios israelenses. O governo egípcio também não garantiu que os cidadãos poderão adentrar o território após deixar a Faixa de Gaza, por falhas nas estruturas de imigração do país africano.

Voos de repatriação

O segundo voo de repatriação de brasileiros vindos de Tel Aviv pousou na madruda desta quinta-feira (12/10), no Rio de Janeiro. Uma terceira aeronave decolou de Tel Aviv por volta das 1155, com 69 passageiros e uma criança de colo.

Em razão da menor autonomia da aeronave, será feita escala técnica em Recife, onde desembarcarão 5 passageiros, durante a madrugada. O voo partirá para destino final em Guarulhos, com chegada prevista para as 15h de sexta-feira (13/10).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?