metropoles.com

Mulher se engasga em restaurante e é salva por policiais: “Anjos”

A empresária brasiliense almoçava com uma amiga, no centro da cidade, quando se engasgou com um pedaço de carne

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
1 de 1 - Foto: Reprodução

A brasiliense Andreia Nunes, de 51 anos, foi salva por policiais militares durante uma estadia em São Paulo. A empresária almoçava com uma amiga, em um restaurante no centro da cidade, quando se engasgou com um pedaço de carne. Usando a Manobra de Heimlich, uma dupla de militares, que patrulhava o local, conseguiu socorrê-la.

“Passaram tantas coisas na mente. Fiquei tão desesperada que apertava o tempo todo os braços dos policiais. É algo tão horrível que nem sei dizer a sensação. Foi um alívio tão grande quando fui salva. Os policiais foram anjos em um momento desesperador”, disse Andreia ao G1.

Dona de um estabelecimento comercial em Brasília, ela costuma fazer viagens a São Paulo para comprar mercadorias. Embora sempre fosse ao estado uma vez por mês, acompanhada do marido, dessa vez ela precisou ir sozinha. Tudo aconteceu na segunda-feira (12/10).

Segundo o depoimento, ela havia acabado de se sentar no restaurante, na companhia de uma amiga, quando começou a comer. Na terceira garfada, segundo a empresária, ela sentiu dificuldade em engolir o alimento.

“Estava almoçando tranquila. Na segunda ou terceira garfada, coloquei um pedaço de carne, e não era grande. Não dá para entender como engasguei. Tentei tomar líquido, mas não descia. Foi quando fiquei em pé, desesperada”, detalhou.

3 imagens
Os cabos Cleudson Bispo Leite e Romilson Bispo dos Santos salvaram a brasiliense
Os dois policiais aplicaram a manobra de Heimlich
1 de 3

A empresário Andreia Nunes precisou ser socorrida por policiais

Reprodução
2 de 3

Os cabos Cleudson Bispo Leite e Romilson Bispo dos Santos salvaram a brasiliense

Reprodução/Tv Globo
3 de 3

Os dois policiais aplicaram a manobra de Heimlich

Reprodução

Foi a rapidez dos cabos Cleudson Bispo Leite e Romilson Bispo dos Santos que salvou  a brasiliense. Após constatarem o engasgo, os dois começaram a aplicar em Andreia a manobra de Heimlich. Na terceira tentativa a mulher expeliu o alimento e retomou a consciência.

“Eu aprendi a manobra na escola de formação da PM, mas nunca havia aplicado em uma vítima nos meus anos de corporação. Se eu e meu parceiro não tivéssemos ali, e se não fosse rápido, certeza que ela iria morrer porque estava muito asfixiada. Graças a Deus que deu tudo certo”, ressaltou o cabo da PM Cleudson Bispo Leite.

Já o cabo Romilson detalhou que o estado da empresária era grave. “Trabalhamos no policiamento na área central e estávamos muito perto do restaurante, que fica no centro. Chegamos muito rápido. No local, a mulher estava já desfalecendo, uma situação bem crítica mesmo. Sem perder tempo, já iniciamos o atendimento de emergência. Não deu nem tempo de pedir reforço”, pontuou.

“Minha gratidão pelos policiais é enorme. Muito ruim estar em um lugar em que você não mora. Eles foram fundamentais para não ter acontecido algo mais grave. Meu aniversário é dia 7 de outubro, mas agora o dia 10 de outubro também será lembrado”, enfatiza a vítima salva pelos militares.

O que fazer?

Em casos assim, especialistas recomendam que a pessoa tussa cinco vezes com força e conte com a ajuda de outra pessoa para bater cinco vezes no meio das costas em um movimento rápido de baixo para cima, com a mão aberta.

Caso não seja suficiente e o engasgamento se torne mais grave, deve-se fazer imediatamente a manobra de Heimlich:

  • Fique de pé atrás da pessoa engasgada, que também deve estar de pé;
  • Passe os braços à volta do tronco da pessoa;
  • Cerre o punho da mão que tem mais força e coloque-a, com o nó do polegar, sobre a boca do estômago da pessoa (entre as costelas);
  • Coloque a outra mão sobre a mão que tem o punho cerrado;
  • Faça pressão com as mãos contra o estômago da pessoa, para dentro e para cima, como se fosse desenhar uma vírgula.

A pressão criada pela manobra de Heimlich no estômago ajuda a deslocar o objeto pela garganta, liberando as vias aéreas. Após o procedimento, é normal que a pessoa comece a tossir. É importante deixá-la recuperar o fôlego.

Caso ela não consiga respirar, é necessário chamar ajuda médica. Se for seguro, e se a pessoa não estiver cerrando os dentes, pode-se tentar tirar o pedaço de comida com a ajuda do dedo indicador na boca até a garganta.

O que fazer se engasgar sozinho?

  • Faça a posição de quatro apoios, com os joelhos e mãos no chão, preferencialmente sobre um tapete em uma superfície lisa e dura;
  • Tire o apoio dos dois braços ao mesmo tempo, esticando-os para a frente;
  • Deixe o tronco cair em direção ao chão de forma rápida, para empurrar o ar para fora dos pulmões.

A principal recomendação para evitar engasgamento por alimentos é sempre cortar a comida em pedaços pequenos, mastigar bem antes de engolir e colocar pouca quantidade de comida na boca.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?