Mulher de Oswaldo Eustáquio diz que ele está sem o movimento de uma perna
O blogueiro bolsonarista sofreu uma queda na cela em que estava preso, em Brasília, e foi levado ao hospital
atualizado
Compartilhar notícia
A esposa de Oswaldo Eustáquio, Sandra Terena, afirmou ao Metrópoles, nesta terça-feira (22/12), que o blogueiro bolsonarista estaria sem o movimento de uma das pernas. Ela disse que recebeu a informação da equipe hospitalar que atende o jornalista.
Oswaldo estava preso na Papuda desde o último dia 18 de dezembro, por descumprir restrições impostas pela Justiça. Ele sofreu um acidente dentro da cela e foi levado ao Hospital de Base, nesta segunda-feira (22/12).
Segundo Sandra, apesar do problema no movimento de uma das pernas, o marido está “aparentemente estável e bem”. Ela diz que Oswaldo sofreu uma fratura na coluna e, para ter precisão sobre a gravidade do problema, será necessário fazer uma ressonância magnética.
No entanto, Sandra Terena alega que o Hospital de Base não teria o aparelho disponível para o exame. A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) está acompanhando Sandra na instituição e informou, nas redes sociais, que entrou em contato com o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, para viabilizar a ressonância.
Ela disse que, após falar o secretário, foi autorizada a transferência do blogueiro para o Hospital Universitário de Brasília (HUB), onde a ressonância poderia ser feita às 7h desta terça-feira (22/12). O procedimento, no entanto, não foi realizado.
“Ele foi levado ao Hospital Universitário de Brasília para fazer esse exame às 7h, mas retornou para o Hospital de Base”, informou Sandra. Ela disse que, às 15h, Oswaldo será novamente encaminhado ao HUB para fazer o exame. “A gente tem que correr contra o tempo para ver o que está acontecendo”, disse.
A Secretaria de Saúde do DF confirmou que o blogueiro fez ressonância magnética no HUB na tarde desta terça-feira, “por se tratar de um caso de emergência”. A pasta não informou se o secretário Osnei Okumoto de fato conversou com a deputada Bia Kicis.
— Bia Kicis (@Biakicis) December 22, 2020
Acidente
No fim de segunda-feira (21/12), a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape/DF), informou que o estado de saúde do preso era “estável, sem risco de morte”.
Ele estaria sozinho na cela no momento do acidente, segundo a entidade, porque “por motivos de segurança e preservação da integridade física, não divide a cela com outros internos”.
De acordo com a Seape, por volta de 14h de segunda, Eustáquio “sofreu uma queda na cela e bateu com a coluna”.
Uma ocorrência policial foi aberta na 30 ª Delegacia de Polícia, em São Sebastião, para que o caso seja investigado. Foi solicitada pelas autoridades penitenciárias a realização de perícia no local do acidente.
Na ocorrência, consta que Oswaldo Eustáquio foi encontrado inconsciente com o rosto na água por um agente que foi checar o vazamento que vinha da cela onde ele cumpre prisão preventiva. O preso teria dito ao agentes, após recobrar a consciência, que escorregou ao subir no vaso sanitário para tentar fazer o chuveiro esquentar.
Além da ocorrência policial, foi aberta uma ocorrência administrativa para apurar todas as circunstâncias do ocorrido.