metropoles.com

Mulher com tumor gigante é confundida com grávida: “Não aguento mais”

“Era bem atendida quando achavam que eu estava grávida. Quando percebiam que era um tumor, o atendimento mudava completamente”, relata Elza

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Arquivo pessoal
mulher com tumor no ovário
1 de 1 mulher com tumor no ovário - Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Moradora de São Vicente, no litoral de São Paulo, Elza Mar Fidalgo de Jesus, de 38 anos, começou a sentir fortes dores na barriga em junho de 2021, e foi diagnosticada com um tumor teratoma, um tipo de câncer congênito formado por diferentes tecidos do corpo.

Desde o descobrimento da doença, Elza luta para conseguir uma cirurgia de remoção do tumor. “Era bem atendida nos hospitais quando achavam que eu estava grávida. Quando percebiam que era um tumor, o atendimento mudava completamente”, relata ela.

Em entrevista ao portal g1, Elza e seu marido, Ricardo, falaram sobre os meses de sofrimento para conseguir o procedimento. Mesmo antes de conseguir o diagnóstico, o abdômen da paciente começou a crescer muito, tornando comum a confusão sobre sua aparência.

Ricardo explicou que, com a piora do quadro clínico da esposa, decidiu largar o emprego. “Moramos só eu e ela. Não posso sair para trabalhar e deixar ela sozinha; ela precisa de mim para tudo agora”, afirma.

Devido ao tumor, ela também está com água na barriga, falta de cálcio, além de ossos e veias mais fracos. Recentemente, ao levantar da cama, ela trincou a costela, o que aumentou ainda mais suas dores. “Não aguento mais tanta dor”, afirma.

Para aliviar o sofrimento, a paciente precisa receber medicação na veia, porque o casal não tem condições para comprar remédios.

O casal conta que conseguiu marcar uma cirurgia para 14 de agosto. O procedimento aconteceria no Hospital Municipal de São Vicente, mas, dois dias antes, chegou a informação de que não havia vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o procedimento foi cancelado.

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informou à reportagem que Elza teve a cirurgia cancelada porque o profissional que realizaria o procedimento precisou ser afastado por Covid-19. Na sequência, o médico entrou com pedido de licença-paternidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?