Mujica diz que Lula “viverá para sempre” e deixa brasileiro emocionado
Ex-presidente uruguaio, José Pepe Mujica fez discurso emocionado em encontro com sindicalistas no Planalto
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se emocionou com o discurso do ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica nesta quarta-feira (1º/3), durante encontro com sindicalistas no Palácio do Planalto.
Ao fim de sua fala, Mujica, de 87 anos, afirmou que o brasileiro “viverá para sempre” e agradeceu pela chegada do petista novamente à Presidência da República.
“Obrigado, Lula, por ter chegado até aqui, por nos trazer esperança. Você viverá para sempre”, disse Mujica.
Veja o momento:
União das Américas
Mujica também defendeu em seu discurso a união dos países do continente sul-americano. “Ninguém vai nos dar nossos direitos e prosperidade se não soubermos lutar por isso conjuntamente”, declarou Mujica.
“Ninguém vai nos dar de presente a prosperidade. Isso não é algo de ser de esquerda ou de direita. É algo que diz respeito a não continuarmos a ser bobos, estúpidos, porque nós sabemos que os trabalhadores perdem parte dos seus salários porque existe a grande burguesia”, afirmou.
O ex-presidente uruguaio ainda criticou a administração da pandemia da Covid-19 em países latino-americanos. “Não houve nenhuma reunião entre os presidentes que viessem a trabalhar conjuntamente. E sabemos que temos quatro, cinco países que podem fabricar vacinas, e nós não pudemos lutar como sendo um verdadeiro continente. Não pudemos tampouco trabalhar de forma unida”, disse.
“Precisamos ter consciência de nossas fraquezas, e nunca mais cometer esse erro de não ter coragem de nos unirmos para nos defendermos, como América”, acrescentou Mujica.