metropoles.com

“Muito fraca”, diz Lira sobre carta de desculpas do Carrefour

Na avaliação do presidente da Câmara, a carta não ameniza o “estrago de imagem que produziu” e vai avançar com PL de “reciprocidade”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
O presidente da Câmara, Arthur Lira - Metrópoles
1 de 1 O presidente da Câmara, Arthur Lira - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta terça-feira (26/11) que a carta do Carrefour com pedido de desculpas por ter criticado a carne  brasileira e do Mercosul como um todo é “muito fraca”. Para o alagoano, a carta não ameniza o “estrago de imagem que produziu”.

“Não obstante, no meu ponto de vista, a carta foi muito fraca dado o estrago de imagem que produziu”, disse Lira depois de participar de uma reunião da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) do Congresso.

Na avaliação do presidente da Câmara, é preciso avançar com o projeto de “reciprocidade econômica” para dar uma resposta ao episódio. Como mostrou o Metrópoles, o texto em questão é o do Projeto de Lei (PL) nº 1.406/2024, que propõe que o governo brasileiro só deve assinar novos acordos comerciais com países signatários com cláusulas ambientais semelhantes.

O plano acordado na reunião da FPA é o que o texto seja votado o mais rápido possível pelo plenário da Câmara. A urgência para que o projeto não precise passar por outras comissões, deve ser votado ainda nesta terça. O relator da proposta será o deputado Zé Vitor (PL-MG).

Lira: protecionismo francês é “burro”

Durante a reunião da FPA, o presidente da Câmara chamou o protecionismo que faz críticas a outros países de “burro”. E que o mais certo a se fazer é combater a “desinformação” que criticas aos produtos brasileiros.

Lira também disse que a França não é “um parceiro atraente” para o Brasil.

“A coisa mais correta nesse momento é combater a desinformação que deve ser crescendo por parte desse protecionismo que é burro. Porque no que diz respeito as nossas comodities principais, a França não é um parceiro atraente para o Brasil . Não vai modificar em nada a vida dos produtores das exportações brasileiras. Qualquer falta de vontade dos franceses em contato com o produto brasileiro”, declarou.

Sugeriu convocar o ministro Mauro Vieira

Na sua fala com deputados da FPA, o presidente da Câmara sugeriu que uma das ações que podem ser adotadas depois do episódio envolvendo o Carrefour é a convocação do ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira.

“Inclusive, eu penso que nós não podemos convocar o embaixador francês, mas nós podemos convocar o ministro do Itamaraty para dizer que tipo de tratativas eles estão tendo com a França , de país para país, para que as empresas francesas tenham responsabilidade”, declarou Lira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?