metropoles.com

“Muito cuidado”, prega comandante da Marinha sobre nova Previdência

Recém-empossado, Ilques Barbosa Júnior defendeu um regime diferenciado para os militares na proposta de reforma de Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Bolsonaro na posse da Marinha
1 de 1 Bolsonaro na posse da Marinha - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O recém-empossado comandante da Marinha, o almirante Ilques Barbosa Júnior, pregou cautela na alteração do regime de aposentadoria dos militares. Segundo ele, o estabelecimento de idades mínimas para a carreira é um tema delicado. “É um assunto que deve ser analisado com muito cuidado”, disse logo após a cerimônia de posse no novo cargo.

Com o avanço das propostas para o novo modelo previdenciário, que estão no foco do ministro da Economia, Paulo Guedes, o almirante saiu em defesa de um regime diferenciado de aposentadoria para a sua categoria.

“Nós não devemos falar em previdência dos militares, é impróprio. O que se tem é a proteção social dos que estão na ativa e na reserva em razão dos trabalhos executados”, afirmou.

O discurso ecoa o que foi pregado pelo ministro-chefe da Secretaria de Governo, general Carlos Alberto dos Santos Cruz, que também prega que os militares não sejam incluídos nas novas regras de aposentadoria.

“Militar é uma categoria muito marcante, de farda. Militares, policiais, agentes penitenciários, Judiciário, Legislativo, Ministério Público possuem características especiais, que têm de ser consideradas e discutidas”, disse o ministro a respeito da reforma da Previdência.

Ilques Barbosa Júnior ponderou, no entanto, que a instituição que passa a comandar não tem nenhuma interferência no assunto, que seria de natureza política. “O que o presidente mandar, será feito”, completou.

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), compareceu na manhã desta quarta-feira (9/1) à cerimônia de posse do novo comandante da Marinha, o almirante de esquadra Ilques Barbosa Júnior, que assume o lugar do almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira. A troca do comando da Marinha foi realizada no salão nobre do Clube Naval, com todos os 900 assentos lotados.

Bolsonaro saiu do evento sem falar com a imprensa. O presidente, porém, fez uma entrada de impacto no evento: chegou de lancha, pelo Lago Paranoá.

Esta é a terceira transmissão de cargos de militares que Bolsonaro marca presença. Além do almirante, o presidente foi à posse ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva e do comandante da Força Aérea, tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, na Base Aérea de Brasília em 4 de janeiro.

Estavam presentes na cerimônia autoridades do Exército e da Aeronáutica. O almirante Ilques Barbosa Junior tomou posse, às 11h, após a salva de 19 tiros, que puderam ser escutados a mais de dois quilômetros do Clube Naval.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?