Múcio vai propor a Lula os mais antigos de cada Força como comandantes
Nomes dos futuros comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica ainda precisam ser aprovados pelo presidente eleito
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro, recém-anunciado para o comando do Ministério da Defesa no próximo governo, afirmou nesta sexta-feira (9/12) que vai propor ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que a escolha dos comandantes das Forças Armadas seja “pelo sistema absolutamente tradicional”, ou seja, pelo critério da antiguidade. “É o mais antigo de cada Força”, explicou ele.
As escolhas para comandar o Exército, a Marinha e a Aeronáutica ainda precisam passar por Lula, que se reúne com Múcio na tarde desta sexta, após o jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.
“Ele vai conversar com os comandantes, escolher os comandantes e levar para eu aprovar. Tenho certeza que o José Múcio escolherá os melhores comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. O critério será: ‘os melhores’”, disse Lula.
São eles:
- Exército: general Júlio Cesar de Arruda, atual chefe do Departamento de Engenharia e construção;
- Aeronáutica: tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, atual chefe do estado-maior da Aeronáutica;
- Marinha: almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual comandante de Operações Navais da Marinha; e
- Estado-Maior: almirante de esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire.
Anúncio de ministros
Lula decidiu anunciar nesta sexta os nomes de cinco ministros: além de Múcio, foram confirmados Fernando Haddad na Fazenda, Flávio Dino na Justiça, Mauro Vieira nas Relações Exteriores e Rui Costa na Casa Civil.