MST desocupa área da Embrapa em Pernambuco após acordo com o governo
Integrantes decidiram ocupar o local para cobrar medidas do governo Lula. Ocupantes deixaram o espaço na tarde desta segunda
atualizado
Compartilhar notícia
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desocupou a área da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Petrolina, em Pernambuco, na tarde desta segunda-feira (31/7). Os integrantes do movimento deixaram o local depois de um acordo com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Cerca de 1.550 integrantes do MST ocuparam a Embrapa de Petrolina. O movimento pede providências do Executivo na implementação da reforma agrária.
“Nós elegemos o governo Lula e precisamos que o ministério cumpra seu papel em atender as demandas da reforma agrária e possam cumprir as políticas voltadas para os movimentos sociais e não somente servir os interesses do agronegócio”, afirma Jaime Amorim, da direção do MST em Pernambuco.
Segundo o grupo, a desocupação do local aconteceu depois que o governo federal prometeu assentar as famílias do MST.
O local ocupado pelos integrantes do movimento é conhecido como “Embrapa Semente Básica” e auxiliava no comércio de sementes e mudas básicas até 2019.
A ocupação antecede o “Semiárido Show” marcada para acontecer entre 1º e 4 de agosto. O evento vai acontecer na Embrapa de Petrolina e deve contar com a participação de integrantes do MST, estudantes e pesquisadores.