metropoles.com

MS: concurso para professores tem questão com gays como “aberração”

Outro enunciado tem resposta afirmando que Covid veio de “laboratório chinês”. Prova seleciona professores de ciências para Campo Grande

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
mulher fazendo prova
1 de 1 mulher fazendo prova - Foto: Getty Images

Após a realização de um concurso público no último domingo (12/12), alguns candidatos que fizeram a prova para professor de ciências/biologia para atuar nas escolas públicas de Campo Grande (MS) afirmaram que o exame elaborou questões homofóbicas e xenofóbicas.

A prova contou com 40 questões, mas duas delas se destacaram: uma delas sugere que o comportamento homossexual é uma “aberração” e a outra que o vírus da Covid-19 foi criado em um laboratório chinês. Concurseiros (que pediram para não serem identificados) procuraram o portal G1 para denunciar esses enunciados específicos.

Questão homofóbica

Na questão de número 35, o enunciado apresenta uma história em que dois gêmeos univitelinos foram circuncidados, porém um dos meninos teve o “pênis parcialmente amputado. Após várias consultas a especialistas, a família decidiu terminar o processo de amputação, fazer uma cirurgia para construção de uma vagina, registrar a criança com nome feminino e educá-la como menina”.

foto da questão da prova
Alternativa afirma que “comportamento homossexual é uma aberração”

No fim da questão, diz-se que um dos filhos “tinha um comportamento sexual adequado para o seu fenótipo” e exibe como uma das alternativas a afirmação: “O comportamento homossexual é uma aberração que depende da marcação dos cromossomos sexuais”.

De acordo com Tiago Duque, professor e doutor em ciências sociais, “a questão é mal formulada por completo”. Duque, que atua na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), defende que a questão seja anulada, por apresentar um “vocabulário perigoso”.

“A questão está desativada na forma de se referir a experiência de gênero, sexualidade e sexo do caso em questão”, explica o professor.

Teoria do coronavírus

Na questão anterior, de número 34, o enunciado procura descobrir a resposta incorreta sobre a “técnica do DNA recombinante que é uma importante arma biológica para engenharia genética na produção de diferentes proteínas em laboratório”.

As alternativas expõem conceitos biológicos referentes à criação de proteínas em laboratórios, como técnicas de “inserção de gene da insulina no DNA”. Além disso, outras respostas apresentam teses sobre o melhoramento genético em vegetais por meio da mesma técnica.

print de questão da prova
Questão xenofóbica apresenta uma “teoria conspiratória” sobre a Covid

No entanto, de forma majoritária, os candidatos que realizaram a prova acreditaram que a resposta exata seria a letra “B”, em que apresenta uma “teoria conspiratória” afirmando que “o laboratório chinês Bioengenharia localizado em Wuhan produziu o vírus da Covid-19”.

Entretanto, ao verem o gabarito preliminar, os concurseiros se surpreenderam: a teoria que acharam “conspiratória” é apresentada como correta.

Resposta da empresa de concursos

Em nota, a empresa MS Concursos esclareceu que tem uma equipe de revisão e segue com os trâmites de correção.

“Nossa Empresa tem uma equipe de revisão, composta por professores de língua portuguesa. A questão 34 refere-se a ‘A figura a seguir representa, de forma esquemática, a técnica do DNA recombinante que é uma importante arma biológica para a Engenharia Genética na produção de diferentes proteínas em laboratório.’ Quanto a questão 35, na alternativa D consta: O comportamento homossexual é uma aberração que depende da marcação dos cromossomos sexuais. Para melhor esclarecimento citamos ‘As aberrações cromossômicas são consideradas indicadores biológicos sensíveis ao dano ocorrido no ácido desoxirribonucleico (DNA) (Da Silva, 2001)’. Acreditamos que os ‘que se sentiram desrespeitados com duas questões’ não entenderam que, no contexto da prova, ‘aberração’ não se trata de uma afronta ao homossexual, mas de um termo científico”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?