metropoles.com

MPT investigará fraudes em registros sindicais dos últimos dois anos

Período corresponde ao período em que o PTB esteve à frente do Ministério do Trabalho. PF apura envolvimento de políticos e servidores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Edu Andrade/Ministério do Trabalho
Ministro do Trabalho ed
1 de 1 Ministro do Trabalho ed - Foto: Edu Andrade/Ministério do Trabalho

O Ministério Público do Trabalho (MPT) investigará concessões irregulares de registros sindicais pelo Ministério do Trabalho. A medida é uma reação à nova fase da Operação Registro Espúrio, que provocou a queda do ministro Helton Yomura nessa quinta-feira (5/7). A Polícia Federal apura o envolvimento de políticos e servidores no esquema.

As diligências foram determinadas pelo procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury. Segundo a PF, as entidades pagavam para a suposta organização criminosa com o objetivo de terem seus registros aprovados. A investigação será conduzida pela Coordenadoria de Promoção de Liberdade Sindical do órgão.

O MPT quer avaliar a legitimidade dos sindicatos inscritos nos últimos dois anos. Nesse período, a pasta ministerial foi controlada pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Além de Yomura, Ronaldo Nogueira (hoje deputado federal) comandou o órgão. A deputada Cristiane Brasil (RJ) chegou a ser nomeada para o cargo de ministra, mas caiu depois que processos trabalhistas contra ela vieram a público. Todas as indicações passaram pelo crivo do presidente da legenda, o ex-deputado federal Roberto Jefferson.

Nessa quinta (5), Yomura pediu demissão após ser afastado do cargo pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), e de ser levado para prestar depoimento à PF. Roberto Jefferson “devolveu” o controle do Ministério do Trabalho para Temer.

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, assumirá interinamente no lugar de Yomura. Ele acumulará os dois cargos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?