MPSP pede investigação contra médico acusado de violência obstétrica
Segundo a influencer Shantal Verdelho, Renato Kalil expôs suas partes íntimas; jornalista também relata experiência traumática com o médico
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais (CAOCrim) do Ministério Público de São Paulo pediu nesta terça-feira (14/12) uma investigação contra o médico Renato Kalil, acusado de violência obstétrica pela influencer Shantal Verdalho e pela jornalista britânica Samantha Pearson.
A solicitação foi feita à Promotoria de Violência Doméstica do Foro Central da capital após a divulgação do caso.
Até o momento, os integrantes do Centro de Apoio identificaram a suspeita da prática de três crimes, baseado em relatos de pacientes, que devem guiar as investigações. Dentre eles estão: dano psicológico, divulgação de imagens de nudez e crime de injúria.
Caso exista alguma queixa registrada na Polícia Civil, o MP também deve acompanhar os trabalhos. Além do Ministério Público, o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) abriu investigação e o Hospital São Luiz de São Paulo apura as denúncias contra o médico. Um dos procedimentos foi realizado em uma de suas unidades em setembro deste ano.
Relatos
Em áudio privado que vazou, a influencer Shantal Verdelho acusa o ginecologista Renato Kalil de xingá-la e “rasgá-la com a mão” durante o parto de Domênica, sua segunda filha com o rapper Mateus Verdelho, participante da sexta edição do reality A Fazenda.
Após o caso vir à tona, a jornalista Samantha Pearson disse, em entrevista ao jornal O Globo, que sua experiência com o médico foi traumatizante. A correspondente do The Wall Street Journal afirmou ter sido vítima de assédio moral diversas vezes no consultório do especialista.
Segundo ela, Kalil comentou, na frente de toda a equipe do hospital, que Samantha precisava emagrecer para não perder o marido. “As mulheres no Brasil estão desesperadas porque tem cada vez mais veados. Você vai ter de emagrecer, porque senão ele vai te trair”, teria dito o especialista.