metropoles.com

MPSP denuncia sacerdote nacional da umbanda por supostos crimes sexuais

Segundo a Promotoria, seis vítimas procuraram o órgão para acusar o religioso de estupro no templo religioso em que ele atua

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) denunciou o sacerdote Heraldo Lopes Guimarães, de 56 anos, por supostos crimes sexuais praticados contra fiéis. Ele é um dos principais líderes religiosos do país ligados à umbanda, religião brasileira de matriz africana.

Segundo o órgão, até agora, seis vítimas procuraram a Promotoria para denunciar o religioso, conhecido como Pai Guimarães de Ogum. Entre elas, está uma jovem que tinha 12 anos quando, segundo seu depoimento, começou a ser abusada por ele.

De acordo com a denúncia, os crimes teriam sido praticados pelo menos entre 2010 e 2019, e na maior parte dos casos ocorrido no templo dirigido por ele no Ipiranga, zona sul da capital paulista.

O Ministério Público afirma que ele usava a condição de líder religioso para exercer domínio psicológico e deixar as vítimas vulneráveis.

“Após o oferecimento de denúncia, o acusado se internou em hospital do qual já se evadiu segundo relatos das vítimas, antes mesmo de qualquer pronunciamento judicial sobre o tema. Há risco concreto de evasão do acusado, além de que sejam praticados novos atentados contra a ordem pública, afirmou o MPSP.

Guimarães, por meio do advogado Marco Antonio de Castro, diz negar “veementemente todas as acusações” e afirma que provará sua inocência no curso do processo. Ele aponta a ex-companheira, uma das vítimas, como articuladora das denúncias e cita como motivação uma disputa patrimonial.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?