metropoles.com

MPSP abre inquérito para apurar humilhação de homem negro em mercado

Homem negro de 56 anos tirou a roupa para provar que não havia furtado produtos de um loja da rede Assaí, em Limeira, interior paulista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Luiz Carlos da Silva, de 56 anos
1 de 1 Luiz Carlos da Silva, de 56 anos - Foto: Reprodução

São Paulo – O Ministério Público de São Paulo instaurou inquérito para apurar o caso do homem negro de 56 anos que tirou a roupa para provar que não havia furtado produtos de um supermercado da rede Assaí, em Limeira, interior de São Paulo.

Em nota, a Promotoria de Justiça informou que vai identificar “danos moral e social difuso provocados pelo constrangimento sofrido” por Luiz Carlos da Silva, tendo sido “submetido a tratamento discriminatório, desumano e degradante”.

O prazo para que a empresa e a filial esclareçam o ocorrido é de 15 dias. Segundo o órgão, a rede de atacados deve apresentar dados dos envolvidos, além das providências adotadas e o interesse de firmar um Termo de Ajustamento de Conduta para reparar os danos à sociedade e aos direitos humanos.

No documento, os promotores Rafael Augusto Pressuto, Hélio Dimas de Almeida Júnior e Luiz Alberto Segalla Bevilacqua citam trechos da Constituição Federal e da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Eles apontam ainda afronta à Política Nacional das Relações de Consumo, que tem “por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida”.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?