MPRS denuncia Jean Wyllys por injúria contra Eduardo Leite
Jean Wyllys criticou o governador do Rio Grande do Sul por escolas cívico-militares e chamou Eduardo Leite de “gay com homofobia”
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) denunciou o ex-deputado federal Jean Wyllys à Justiça por injúria contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
Jean Wyllys criticou Leite por optar manter as escolas cívico-militares no estado. O ex-deputado se referiu ao governador gaúcho como “gays com homofobia internalizada (que) em geral desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes”, em referência à orientação sexual do tucano.
Wyllys critica Eduardo Leite por escolas cívico-militares: “Gay com homofobia”
A publicação de Jean Wyllys foi apagada após decisão judicial. Caso a Justiça aceite a denúncia do MPRS, o ex-parlamentar se torna réu no processo e pode ser julgado.
A promotora de Justiça Claudia Lenz Rosa reforçou no documento que, com esta atitude, o petista injuriou o governador, “ofendendo-lhe a dignidade e o decoro, em razão de sua orientação sexual”.
“Ao dirigir sua crítica a atributos pessoais da vítima, relacionados à sua orientação sexual, quando poderia limitar-se à crítica do fato, objeto da inconformidade, o denunciado extrapolou a liberdade de expressão e atingiu deliberadamente, e com animus injuriandi (intenção de injuriar), a honra subjetiva da vítima”, reforçou a promotora.
A defesa de Jean Wyllys alegou que não teve acesso à denúncia e não vai se manifestar. “Não tivemos acesso à denúncia, e vamos restringir manifestações aos autos, após o Jean ser efetivamente citado”, informou o advogado Lucas Mourão.