metropoles.com

MPGO vai investigar vídeo em que PMs defendem execução: “Atiro sem dó”

Ministério Público de Goiás instaurou notícia de fato para apuração e acompanhamento da situação após reportagem do Metrópoles

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Frame do vídeo em que integrantes da PMGO falam em execução de testemunha
1 de 1 Frame do vídeo em que integrantes da PMGO falam em execução de testemunha - Foto: Reprodução

O Ministério Público de Goiás (MPGO) abriu um procedimento para apuração do vídeo em que policiais militares de Goiás cantam uma música que faz apologia à execução de testemunhas. A iniciativa do órgão estadual acontece horas após a publicação de reportagem do Metrópoles sobre o caso, nesta sexta-feira (21/6).

A apuração e o acompanhamento da situação serão conduzidos pela Área Criminal do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público e pelo Grupo de Atuação Especial do Controle Externo da Atividade Policial.

12 imagens
1 de 12

Reprodução
2 de 12

Reprodução
3 de 12

Reprodução
4 de 12

Reprodução
5 de 12

Reprodução
6 de 12

Reprodução
7 de 12

Reprodução
8 de 12

Reprodução
9 de 12

Reprodução
10 de 12

Reprodução
11 de 12

Reprodução
12 de 12

Reprodução/Instagram

Em nota enviada por e-mail, o MPGO ainda informou que recentemente foi firmado um termo de cooperação com as forças de segurança para melhorar os cursos de formação dos militares.

No vídeo, policiais do Comando de Operações de Divisas (COD) falam de “corpo baleado”, “caçar” testemunha e atirar “sem dó nem compaixão”. A reportagem apurou que a gravação foi feita em 18 de maio, durante o 9º Curso de Operações de Divisas (9º CCOD).

Veja a transcrição da música:

“O COD chegou. O bicho tá pegando, o COD chegou. Matar o bandido, acende uma vela, bota ele na mala, eu vou pra estrada velha. Eu tenho uma notícia e um corpo baleado, e a testemunha, aponta o caçador, eu quero a testemunha na sexta-feira à tarde. Eu tô de viatura, caçando esse covarde. Se eu pego eu atiro, sem dó nem compaixão. Minha emoção é zero, o verdadeiro inferno.”

O comandante do COD na época era o tenente-coronel Edson Melo, também conhecido como Edson Raiado. Ele é famoso por declarar ser o “assassino” do bandido Lázaro Barbosa, em julho de 2021, e por se envolver em situações polêmicas, como quando fez um vídeo de campanha eleitoral com máscara de caveira e segurando um facão.

Veja a nota completa do MPGO:

“A Área Criminal do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público e o Grupo de Atuação Especial no Controle Externo da Atividade Policial (Gasp) informam que já foi instaurada uma notícia para apuração e acompanhamento da situação à qual se refere a reportagem. Quanto à capacitação e formação dos policiais, recentemente foi firmado um termo de cooperação do MP com as forças de segurança, visando uma maior integração. Isso foi feito, justamente, para garantir a participação do MP nos cursos das polícias e também que eles participem dos cursos de formação do MP, com horas mínimas. Com isso, espera-se que haja uma maior proximidade da instituição no exercício do controle externo.”

Resposta do governo

Em nota encaminhada ao Metrópoles no sábado (22/6), a Secretaria de Comunicação de Goiás informou que o governo respalda o trabalho das tropas de segurança e destacou números de redução de mortes em abordagens policiais.

Veja a nota, na íntegra:

“O Governo de Goiás respalda o trabalho das tropas de segurança no Estado com investimentos para que as forças de segurança prestem um serviço de excelência e com a devida atenção para eventuais excessos que sejam identificados e corrigidos;

Goiás apresentou redução de 4,08% no número de mortes decorrentes de intervenção policial, em 2023 em comparação a 2022, segundo dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP);

O Governo de Goiás investe na inserção de mais viaturas e policiais nas ruas, além de intensificar ações preventivas e ostensivas contra a criminalidade;
Goiás registra queda em todos os indicadores criminais, nos três primeiros meses de 2024 (segundo o Observatório de Segurança Pública de Goiás), em relação ao mesmo período do ano passado. A queda nos índices de homicídio, por exemplo, foi de 24%.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?