metropoles.com

MPGO denuncia gerente que humilhou caminhoneiro por furto de milho

No entendimento do órgão, o gerente da fazenda agiu de forma discriminatória. Homem fez um vídeo e expôs a situação nas redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Caminhoneiro é chamado de ladrão por pegar milhos de lavoura às margens de rodovia
1 de 1 Caminhoneiro é chamado de ladrão por pegar milhos de lavoura às margens de rodovia - Foto: Reprodução

Goiânia – O Ministério Público de Goiás (MPGO) denunciou o gerente de fazenda Fernando Rosbach pelos crimes de discriminação de raça ou procedência nacional. O homem fez um vídeo no momento em que um caminhoneiro furtava espigas de milho. O caso aconteceu no último mês de maio, no município de Cabeceiras (GO).

“Eu vou procurar na internet quem é o dono desta empresa. Aqui o motorista ladrão, roubando meu milho. Parabéns, cara, você acaba de ser notificado como ladrão”, disse o gerente da Fazenda Bianco no vídeo.

Veja:

Em seguida, o caminhoneiro perguntou se poderia deixar as espigas onde estava, mas Fernando ordenou que fossem deixadas na caminhonete. “Põe lá dentro da caminhonete. Vou passar para polícia”, afirma o gerente nas imagens.

Denúncia

De acordo com o inquérito policial, no dia 6 de maio deste ano, por volta das 10 horas, Fernando Rosbach, estava entre o Km 14 e 16, na GO-346, quando praticou o crime. O promotor de Justiça narra que a vítima avistou um milharal e estacionou seu veículo e, diante da falta de cercas, decidiu subtrair cerca de dez espigas de milho.

Quando o homem ia guardar o produto na boleia de seu caminhão, foi surpreendido pelo denunciado, que deu um tiro para o alto e começou a gritar ofensas por sua origem de nascimento, aproveitando para filmar as atitudes da vítima, enquanto continuava a praticar a discriminação.

Crimes

Segundo a investigação da Polícia Civil de Goiás, o gerente cometeu crime de racismo e outro previsto no estatuto do desarmamento. Por isso, a polícia deflagrou a operação e apreendeu uma pistola de nove milímetros, um revólver calibre 32 e quatro espingardas.

No vídeo, o gerente ainda usou pejorativamente o termo “goianada”, dizendo que iria ensinar essa pessoal a não roubar milho.

O gerente excluiu o vídeo de suas redes sociais, logo depois da repercussão negativa, porque suas “atitudes preconceituosas” não foram apoiadas pelo próprio patrão dele. Depois, Fernando pediu desculpas e disse que não quis ofender os moradores de Cabeceiras nem os goianos.

“Seu merda”

O caso levantou polêmica na internet, e outro homem armado voltou ao local para fazer ameaças contra o gerente. “Olha, seu Fernando, onde estou aqui, na beira de seu milho, na beira de sua fazenda, né? Que não é sua, né, seu merda? Vou pegar três sacos de milho aqui agora. Vem me chamar de ladrão aqui”, afirmou o homem, que gravou o vídeo.

O homem armado também criticou a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), já que a lavoura não está cercada e, segundo moradores da região, ainda invade uma parte do acostamento, em faixa de domínio público. “Cadê a Goinfra que não vem botar você [Fernando] para fazer cerca nessa merda aqui?”, questionou ele.

O vídeo viralizou e repercutiu nas redes sociais. O prefeito da cidade de Cabeceiras (GO), Tuta, reclamou do gerente para o dono da fazenda Bianco e repudiou o caso.

O presidente do sindicato Rural de Cabeceiras, Jacó Rotta, também se pronunciou e manifestou “indignação”. “A atitude tomada extrapolou os limites do bom senso e respeito ao próximo. Não é certo pegar sem permissão, mas não justifica tal atitude. Em nome de todos os produtores, pedimos desculpas pelo ocorrido”, afirmou.

“Atitudes preconceituosas”

Em nota, o dono da Fazenda Bianco, Arno Bruno Weis, disse “não apoiar comportamentos e atitudes preconceituosas como as proferidas pelo gerente ao se deparar com uma pessoa furtando milho em uma das lavouras”. “Uma atitude injustificável”, afirmou.

No entanto, o fazendeiro disse que sofre prejuízos significativos com os exagerados furtos diários de milho. “Já houve casos de pessoas com carga completa de milho em camionetes e pequenos caminhões. Em algumas oportunidades pessoas armadas praticando o furto de milho. Para reduzir os furtos nunca se sabe quem vamos encontrar roubando milho”, disse.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?