metropoles.com

MPF apura punição contra militar por criticar Exército em entrevista

Inquérito vai apurar se liberdade de expressão foi impedida. Constituição proíbe manifestação de militares ativos, mas não reformados

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Ascom/ Ministério da Defesa
militares eleições
1 de 1 militares eleições - Foto: Foto: Ascom/ Ministério da Defesa

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro instaurou nesta semana um inquérito para investigar uma possível punição ilegal contra o militar reformado Antonio Nigro, por ele ter concedido uma entrevista para a Globonews.

Nela, o contra-almirante da Marinha inativo criticou a partidarização das Forças Armadas e o posicionamento do Ministério da Defesa durante as eleições de 2022.

Por causa dessa entrevista, Antonio Nigro sofreu um processo administrativo sob o enquadramento de “censura superior”, que é o ato de criticar um superior hierárquico dentro do militarismo.

De fato, a Constituição Federal proíbe que militares sejam sindicalizados, façam greve ou se filiem a partidos políticos. No entanto, a legislação não proíbe essas manifestações por parte dos militares inativos, segundo o MPF.

Outros casos

A investigação do Ministério Público Federal também pretende identificar outros processos do mesmo tipo contra militares inativos. O objetivo ainda é confirmar se houve cabimento para esse processo disciplinar.

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio de Janeiro (PRDC-RJ) solicitou ao Comandante da Marinha o envio, em até 10 dias, de cópias integrais digitalizadas do processo administrativo. Também foi pedido a informação sobre outros processos do mesmo tipo nos últimos cinco anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?