metropoles.com

MPF requer arquivamento de inquérito de Gilmar Mendes contra Kajuru

Senador Jorge Kajuru acusou ministro do STF Gilmar Mendes de “vender sentenças”, em programa da rádio Jovem Pan, em 2020

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Senado
Jorge Kajuru
1 de 1 Jorge Kajuru - Foto: Agência Senado

O Ministério Público Federal (MPF) enviou um requerimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) para arquivar o inquérito que investiga o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) por acusações contra o ministro Gilmar Mendes. Em 2020, o senador usou um programa da rádio Jovem Pan para acusar o ministro de “vender sentenças”.

A entrevista em que aconteceu as ofensas ocorreu em 10 de agosto de 2020, e foi divulgada no Youtube.

“Patrocinar palestra jurídica…sabe qual o valor que dá de 2014 até 2019, são 25 pagamentos, o total é de R$ 9,7 milhões. Ou seja, quase R$ 10 milhões de Goiás. […] Isso é venda de sentença, isso é para liberar, para não botar na cadeia gente safada, canalha, da qualidade Aécio Neves, do ex-governador do Mato Grosso Sinval, porque esses dois têm gravação, esses dois é batom na cueca, tem a gravação deles conversando com o Gilmar Mendes, outros não tem gravação, mas tem essas provas”, disse Kajuru.

“O Gilmar Mendes não é o único. Não tem ninguém lá pior do que ele, ele é de quinta categoria, ele é realmente assim de você chegar e colocar … colocar de pé, tipo assim, para mostrar quem que roubou, quem que foi mais canalha, você faz uma fila, é claro que o primeiro nome é o dele, vai ser o mais citado, o mais comentado”, afirmou Kajuru na entrevista.

Na ocasião, Gilmar Mendes entrou com representação no MPF apontando suposta prática de condutas criminosas, “cuja falsidade poderia caracterizar como caluniosas as acusações”.

Em 2022, o então vice-PGR, Humberto Jacques de Medeiros, pediu ao STF abertura de inquérito, com relatoria do ministro Roberto Barroso. Para ele, a natureza das declarações implica a possível prática de infração penal contra a honra.

5 imagens
Jorge Kajuru
O senador Jorge Kajuru
Senador Kajuru
Jorge Kajuru, senador
1 de 5

À tribuna, em discurso, senador Jorge Kajuru (Podemos-GO).

Jane de Araújo/Agência Senado
2 de 5

Jorge Kajuru

Divulgação
3 de 5

O senador Jorge Kajuru

Metrópoles
4 de 5

Senador Kajuru

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 5

Jorge Kajuru, senador

Igo Estrela/Metrópoles

Já no requerimento desta segunda-feira, assinado pela vice-PGR Lindôra Araujo, o argumento para o arquivamento é de que o prazo para caducar o inquérito é de seis meses, período já estourado. Além disso, cita condição de procedibilidade, ou seja, o necessário para que o processo vá a julgamento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?