metropoles.com

MPF requer acesso a relatórios feitos pela Abin antes dos atos de 8/1

A Abin teria produzido relatórios e enviado ao Senado Federal com alertas de ameaças aos Três Poderes. O pedido foi encaminhado ao STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Brasília(DF), 06/01/2023Bolsonaristas invadem o Congresso, Pla
1 de 1 Brasília(DF), 06/01/2023Bolsonaristas invadem o Congresso, Pla - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Ministério Público Federal (MPF) quer ter acesso à cópia dos relatórios de inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) recebidos pelo Senado Federal ou disponibilizados à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) da Casa, que tenham conexão com os atos golpistas de 8 de janeiro.

A petição, assinada pelo coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da Procuradoria-Geral da República (PGR), subprocurador-geral Carlos Frederico Santos, foi encaminhada nesta terça-feira (2/5) ao relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Alexandre de Moraes.

Caberá ao ministro, se ele atender ao pedido, requisitar à Abin o envio de cópias de todos os relatórios de inteligência, informativos e registros de informação, produzidos entre 1º e 8 de janeiro de 2023, e que tenham relação com os atos praticados contra as sedes da Presidência da República, do Congresso Nacional e do Supremo, além de todos os relatórios remetidos à CCAI com o mesmo objeto, inclusive os mencionados nas matérias jornalísticas.

Carlos Frederico menciona materiais jornalísticos de que a Abin produziu, entre 2 e 8 de janeiro, alertas de potenciais atentados aos prédios Três Poderes. Os informes da Abin teriam sido  “compilados e entregues, sob sigilo” à Comissão do Senado.

A justificativa para o pedido de acesso é que a documentação é importante para “elucidação dos fatos em apuração”. Conforme pontua o subprocurador-geral da República, os informes da Abin pretendiam “alertar sobre o risco de atos antidemocráticos em janeiro de 2023, com registro das autoridades e dos órgãos alcançados pelas respectivas difusões”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?