metropoles.com

MPF recorre para que auxílio emergencial seja prorrogado no Amazonas

Em apenas dois meses de 2021, o número de mortes por Covid-19 no estado já ultrapassou o registrado em todo o ano de 2020

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Prédio MPF
1 de 1 Prédio MPF - Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) interpôs, nesta quinta-feira (25/2), um recurso em que pede a reconsideração de decisão do Tribunal Regional Federal da 1a Região (TRF-1), que suspendeu a prorrogação do auxílio emergencial no Amazonas.

A ação, ajuizada pela Defensoria Pública da União (DPU) contra a União, teve decisão favorável do juiz da 3ª Vara Federal Cível de Manaus, em 3 de fevereiro, pela prorrogação do pagamento do auxílio emergencial em duas parcelas de R$ 300 por dois meses.

Porém, a prorrogação foi derrubada por decisão posterior do TRF-1, a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), sob o entendimento de que a determinação da Justiça Federal do Amazonas interfere nas atribuições do Poder Executivo, violando enfim o princípio da separação de poderes.

O MPF contesta essas alegações. Para o órgão, o Judiciário deve intervir nas hipóteses de omissão do Poder Executivo, “seja por não definir a política a ser adotada, em desrespeito à Constituição seja por não cumprir a política que se dispôs a executar”.

Para o MPF, “a prorrogação do auxílio no estado criou o benefício para resguardar a população mais vulnerável, no caso para amenizar as consequências da segunda onda no Amazonas. Nesse sentido, é citado o endurecimento de medidas restritivas à população amazonense, neste mês de fevereiro, como a proibição de serviços de transporte intermunicipal e o toque de recolher”.

Os impactos

Em apenas dois meses de 2021, o número de mortes por Covid-19 no estado já ultrapassou o registrado em todo o ano de 2020. Para o MPF estão presentes os pressupostos jurídicos para a prorrogação do auxílio.

Na ação, além dos impactos sociais e econômicos que permanecem agravados também é lembrado que o próprio colapso da saúde no estado.

“Como o índice de mortes no Amazonas somente nestes dois meses do ano de 2021 ultrapassa o número de mortes por Covid-19 em todo o ano passado, é evidente a existência dos mesmos pressupostos para a concessão do auxílio emergencial”, traz o recurso.

O MPF ainda questiona o argumento de limitações orçamentárias e impactos à economia, para o qual direitos como a saúde e a vida devem prevalecer.

4 imagens
Cilindros de oxigênio
Ambulância leva paciente com Covid na Região Metropolitana de Manaus
Auxílio Emergencial
1 de 4

Ministério Público Federal (MPF)

Reprodução
2 de 4

Cilindros de oxigênio

Rodrigo Santos/Secom
3 de 4

Ambulância leva paciente com Covid na Região Metropolitana de Manaus

Wigor Vieira/Ascom - Aparecida de Goiânia
4 de 4

Auxílio Emergencial

Leonardo Sá/Agência Senado

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?