metropoles.com

MPF reage a PEC que elimina piso de recursos para educação e saúde

Em parceria com a Copeduc, o órgão explicou que revogar os gastos mínimos com educação básica seria inconstitucional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Unsplash
Educacao-do-Amanha-2
1 de 1 Educacao-do-Amanha-2 - Foto: Unsplash

Nesta quarta-feira (24/2), o Ministério Público Federal (MPF) e a Comissão Permanente de Educação (Copeduc) do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça enviaram ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados uma nota que vai de encontro à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 186, de 2019.

O objetivo da PEC em questão é extinguir a destinação constitucional de recursos mínimos, por parte da União, a estados e municípios do Brasil. De acordo com os órgãos, a emenda representa “retrocesso” em relação à administração da educação básica.

Além disso, o projeto seria contrário à Constituição Federal de 1988, que é a responsável por diversas conquistas históricas em âmbito educacional – sobretudo diante do disposto nos artigos 205 a 214 da Carta Magna brasileira.

O aspecto apontado pelo MPF e pela Copeduc tem como finalidade mostrar que, caso a PEC nº 186, de 2019, fosse, de fato, aprovada, seriam gerados grandes danos à educação básica de qualidade e a programas referentes ao tema, como o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), aprovado pela Emenda Constitucional nº 108, de 2020.

“A natureza permanente da qual foi dotado (O Fundeb) não representará mais nada para o financiamento da educação, considerando que a matriz constitucional na qual se apoia perderá sua efetividade”, declaram os órgãos no documento.

O Ministério Público explica ainda que a proposta é de cunho inconstitucional, visto que põe em risco, também, parte da economia do país. Segundo o ofício, “a tentativa ofende princípios constitucionais como o da vedação de retrocesso e da aplicação de recursos no patamar mínimo, como cláusulas pétreas”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?